Gkay usa escova de dentes do namorado; mas pode ou não pode?

A influenciadora GKay usou seus stories para fazer uma pergunta curiosa para seus seguidores: se mais alguém usava a escova de dente do namorado. Ela disse que o questionamento veio à sua cabeça, pois está em um relacionamento sério. Spoiler: especialistas dizem que isso não é uma boa ideia.

"As bactérias de uma escova podem ser transmitidas para outra, se elas estiverem muito próximas, da mesma maneira que por meio do beijo ou do compartilhamento de copos", diz o odontologista Luis Calicchio, sócio-diretor da Made Me A, clínica de odontologia estética do Grupo Ateliê Oral.

A função da escova de dentes é remover a placa bacteriana que fica na superfície dos dentes. E quando ela faz essa função, pode guardar alguns microrganismos em suas cerdas, que podem ser levados para a boca de outra pessoa, caso ela seja compartilhada.

Há também pessoas que têm problemas na gengiva, causando sangramentos na hora da escovação. O que aumenta ainda mais o risco de transmissão de doenças se houver esse compartilhamento.

Segundo Calicchio, a lista de doenças causadas por bactérias acumuladas na escova é grande: periodontite, candidíase, gengivites, cáries e até diarreia.

O problema, aparentemente simples, também pode agravar e causar doenças graves como cardiopatias e pneumonias.

Então sua escova de dentes está sempre suja? Não necessariamente, mas você pode, sim, higienizá-la. Basta deixá-la de molho em enxaguante bucal por alguns minutos e depois enxaguá-la bem. O procedimento pode ser repetido a cada 15 dias.

*Com informações de reportagem publicada em outubro de 2017.

Deixe seu comentário

Só para assinantes