Topo

Eli Lilly avança em testes de remédio para covid-19 em casa de repouso

Eli Lilly inicia estágio avançado de estudo de remédio para covid-19 em casas de repouso -
Eli Lilly inicia estágio avançado de estudo de remédio para covid-19 em casas de repouso

Michael Erman

03/08/2020 15h54

A farmacêutica americana Eli Lilly & Co começou o estágio avançado de testes para estudar se um de seus tratamentos experimentais com anticorpos para covid-19 pode prevenir a disseminação do vírus em moradores e funcionários de casas de repouso com atendimento de enfermeiros dos Estados Unidos, disse hoje a empresa.

A terceira fase do teste do LY-CoV555, tratamento desenvolvido em parceria com a empresa de biotecnologia canadense AbCellera, deve reunir até 2.400 participantes que vivem ou trabalham em um estabelecimento que teve um diagnóstico recente de covid-19.

"A covid-19 tem um impacto devastador em moradores de casas de repouso", afirmou o cientista-chefe da Eli Lilly, Daniel Skovronsky, em um comunicado. "Estamos trabalhando o mais rápido que podemos para criar remédios que possam parar a disseminação do vírus nesses indivíduos vulneráveis".

O medicamento já está sendo testado em hospitais para estudar se pode funcionar como tratamento em pacientes que têm a doença. O experimento testará se pode ser usado de maneira profilática.

A Fase 3 em casas de repouso está sendo conduzida em parceria com várias redes de cuidado de longo prazo ao redor do país, assim como o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA (NIAID, sigla em inglês).

Para acelerar o estudo, a Eli Lilly criou unidades de pesquisa móveis, incluindo veículos adaptados que podem ser enviados em resposta a surtos de coronavírus em casas de repouso ao redor dos Estados Unidos.

A LY-CoV555 pertence a uma classe de tratamentos conhecida como anticorpos monoclonais, que estão entre os remédios biotecnológicos mais utilizados. A Regeneron Pharmaceuticals Inc e outras empresas farmacêuticas estão testando tratamentos similares contra covid-19.

Semana passada, a Lilly disse a investidores que a LY-CoV555 havia entrado em testes intermediários para tratamentos e que estágios finais de testes começariam nas próximas semanas. Esperam-se dados de eficácia dos testes intermediários para o quarto trimestre.