Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Demência, alcoolismo e surdez: filmes do Oscar abordam temas de saúde

Olivia Colman e Anthony Hopkins em cena de "Meu pai" - Divulgação/IMDb
Olivia Colman e Anthony Hopkins em cena de "Meu pai" Imagem: Divulgação/IMDb

Luiza Vidal

Do VivaBem, em São Paulo

24/04/2021 04h00

A tão aguardada cerimônia do Oscar acontece neste domingo (25), às 22h (horário de Brasília). Neste ano, diversos filmes indicados ao prêmio estão abordando temas, centrais ou não, relacionados à saúde, como doenças já conhecidas e também alguns transtornos mentais. Pensando nisso, VivaBem montou uma lista com as principais obras que focam no assunto e onde assisti-las —só fique atento, pois o texto pode ter muitos spoilers.

"Meu Pai"

Imagina como é estar na mente de uma pessoa com demência? Pois é exatamente o que ocorre no filme "Meu Pai" ("The Father"). Mesmo que não seja citada nominalmente, é possível notar a confusão mental que aflige o personagem principal Anthony (Anthony Hopkins), bem característica do Alzheimer —doença neurodegenerativa que afeta a memória, o comportamento e outras funções mentais de forma progressiva.

No filme, acompanhamos a vida do idoso que, dia após dia, fica cada vez mais confuso com seus pensamentos e os acontecimentos que envolvem, principalmente, sua filha Anne (Olivia Colman) —ela vai se mudar para Paris? Quem é, afinal, a filha dele? Ele está vivendo num asilo ou na casa dela? No final, em uma belíssima e triste cena, todas essas questões são respondidas.

Se você quer ver algo leve e feliz, talvez "Meu pai" não seja uma boa indicação, mas vale assistir pelas atuações —principalmente de Hopkins. Você pode conferir o filme pela plataforma Now ou alugando via YouTube Filmes.

"O Som do Silêncio"

Riz Ahmed em Sound of Metal, do Amazon Prime Video - Divulgação - Divulgação
Riz Ahmed em O Som do Silêncio, do Amazon Prime Video
Imagem: Divulgação

O filme "O Som do Silêncio" ("The Sound of Silence") tem sido muito elogiado pela forma que retrata a surdez de um jovem baterista. Viciado em drogas, Ruben (Riz Ahmed) é obrigado a encarar a perda súbita de audição —não explicam exatamente as causas. Como não consegue mais realizar os shows, ele é convencido a lidar com a mudança dentro de uma comunidade feita especialmente para surdos.

Ao longo do filme, é bonito ver como o personagem vai aprendendo a linguagem de sinais para conseguir se comunicar —mesmo planejando fazer uma cirurgia de implante coclear para "corrigir" a surdez. Quando consegue reunir o dinheiro, o baterista passa pelo procedimento que, de uma forma bem mal explicada, não termina com o resultado que ele esperava. De qualquer forma, a mensagem final é muito bonita! Você pode assistir ao filme pela Amazon Prime Video, Google Play Filmes ou Youtube Filmes.

"Pieces of Woman"

Vanessa Kirby e Shia LaBeouf em 'Pieces Of A Woman' - IMDB - IMDB
Vanessa Kirby e Shia LaBeouf em 'Pieces Of A Woman'
Imagem: IMDB

Uma cena de parto angustiante! Neste filme, acompanhamos o nascimento de um bebê dentro de casa, com ajuda de uma doula (Molly Parker). Mas o momento acaba tendo um desfecho trágico para o casal: a recém-nascida morre. A mãe, Martha (Vanessa Kirby), mergulha em um abismo de tristeza, que se mistura com o luto, é claro, e também com a depressão pós-parto —mais comum em situações como essa.

A jovem fica completamente apática diante dos acontecimentos da vida, se afasta do marido Sean (Shia LaBeouf) e dos familiares. Só em uma cena no tribunal é que ela finalmente parece "acordar" para a vida. O filme está disponível na Netflix.

"Druk - Mais Uma Rodada"

Cena de 'Druk - Mais Uma Rodada' - Divulgação - Divulgação
Cena de 'Druk - Mais Uma Rodada'
Imagem: Divulgação

A princípio, o longa dinamarquês é divertido. O filme mostra um grupo de professores que, a partir de uma teoria, acreditam que serão mais felizes e bem-sucedidos bebendo um pouco de álcool todos os dias. No começo, a ideia até parece dar certo, as aulas ficam aparentemente mais atrativas aos alunos, os professores se divertem mais e por aí vai.

Mas os efeitos negativos da bebedeira diária começam a aparecer: o alcoolismo e suas terríveis consequências na vida pessoal e profissional dessas pessoas. Um dos professores, inclusive, desenvolve o vício e morre no final —não fica exatamente claro o motivo da morte, apenas de maneira implícita. Caso queira ver o filme, ele está disponível na Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.

"Era Uma Vez um Sonho"

Amy Adams em 'Era Uma Vez um Sonho' - Lacey Terrell/NETFLIX - Lacey Terrell/NETFLIX
Amy Adams em 'Era Uma Vez um Sonho'
Imagem: Lacey Terrell/NETFLIX

Diferente de "Druk", aqui temos um outro vício: Bev (Amy Adams) começa a usar analgésicos roubados do hospital onde trabalha e, mais para frente, passa a utilizar drogas mais pesadas, como heroína.

Sob a ótica do filho mais novo, J.D. (Gabriel Basso), é duro acompanhar as mudanças explosivas de comportamento da mãe que, mais para o fim, tem uma overdose. É claro que o foco de "Era Uma Vez um Sonho" ("Hillbilly Elegy") não é apenas o vício da mãe, mas o longa mostra muito bem como a doença traz impactos em toda uma família. Você pode assisti-lo na Netflix.

"Minari - Em Busca da Felicidade"

minari - Reprodução/ YouTube A4 - Reprodução/ YouTube A4
Cena entre neto e avó em "Minari"
Imagem: Reprodução/ YouTube A4

O filme mostra a mudança de uma família para uma fazenda na zona rural do Arkansas, nos EUA. A vida deles e, principalmente do filho mais novo David (Alan S. Kim), muda completamente após a chegada da avó Soonja (Yoon Yeo-jeong), com quem ele não se dá bem no início.

David, de apenas sete anos, possui um problema no coração, o sopro cardíaco —que é quando uma válvula cardíaca tem a passagem reduzida, obrigando o sangue a passar por um orifício menor do que deveria, causando assim o ruído. O assunto não é muito abordado ao longo do filme, apenas no fim, quando o médico explica que a deficiência no coração apresentou uma melhora.

Além disso, a avó também sofre um AVC (acidente vascular cerebral) enquanto dormia ao lado do neto —uma cena muito emocionante. Depois disso, a idosa apresenta sequelas na função motora que, inclusive, acabam contribuindo para um grande acidente da casa da família. O filme está disponível em alguns cinemas brasileiros (os que estão abertos).

"Dois Estranhos"

Filme Dois Estranhos, indicado ao Oscar, debate violência policial  - Divulgação / Netflix - Divulgação / Netflix
Filme "Dois Estranhos", indicado ao Oscar, debate violência policial
Imagem: Divulgação / Netflix

O racismo é outro tema bem presente nesta premiação do Oscar. No curta-metragem "Dois Estranhos" ("Two Distant Strangers"), somos apresentadas a um homem que vivencia a violência do racismo todo dia. Preso em um ciclo, Carter (Joey Badass) tenta mudar suas roupas, diálogos com o policial, mas sempre acaba morto. O curta, inclusive, é uma ótima oportunidade para debater violência policial e métodos para combater o racismo.

A obra também mostra como isso vai afetando mentalmente o personagem. Isso porque o racismo faz mal à saúde mental, mas falar sobre ele é uma forma de prevenção. E aqui fica um aviso de que o filme pode despertar gatilho, pois as cenas de violência são fortes. "Dois Estranhos" está disponível na Netflix.