Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Curta que concorre no Oscar 2020 mostra rotina de idoso com demência

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do VivaBem, em São Paulo

08/02/2020 04h00

"Mémorable", do diretor francês Bruno Collet, é um dos indicados ao Oscar 2020 na categoria Melhor Animação em Curta-Metragem. O filme conta a história de um velho pintor francês que junto com a esposa precisa lutar contra a demência cada vez mais presente em sua rotina.

A palavra demência ou Alzheimer não é explicitamente usada em nenhum momento, porém está fortemente implícito que Louis, o pintor, está perdendo a noção da realidade. Conforme o tempo passa, o visual dos personagens passa a ficar mais distorcido, acompanhando a piora do protagonista.

O curta mostra o ponto de vista tanto de Louis, que sofre com o esquecimento, quanto de sua esposa Michelle, que acompanha essa perda de memória. A produção tem pouco menos de 12 minutos e apresenta de forma delicada e emotiva a vida do casal.

O visual do filme, feito em stop motion, é claramente inspirado nas obras do pintor holandês Van Gogh.

Em entrevista ao site britânico Skwingly, que fala sobre animação, o diretor Collet explicou por que escolheu esse tema para o curta: "Na nossa sociedade em envelhecimento, esta doença está cada vez mais presente. No entanto, mesmo que diga respeito a muitas pessoas, permanece misteriosa. Por que isso afeta algumas pessoas e outras não? Como pode ser evitada ou curada? As perguntas são muitas, mas as respostas são raras e muitas vezes assustadoras.

Este curta oferece uma interpretação, um olhar muito pessoal e poético sobre essa degeneração neurológica. Mesmo que o final seja triste e inevitável, 'Mémorable' permanece acima de tudo um filme de amor. Diante da dura realidade vivida por muitos casais e famílias, o uso do stop motion pode marcar uma distância com a realidade. Por outro lado, essa técnica permite uma grande liberdade criativa para imaginar o mundo decadente que enfrenta Louis".

Assista ao filme completo no Vimeo com áudio em francês e legendas em inglês.