Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Posso usar soro fisiológico comum para guardar as lentes de contato?

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

20/04/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Não é recomendado usar líquidos não têm a ação antisséptica das soluções próprias para as lentes de contato
  • Soro fisiológico ou água propícia a formação de reservatórios de bactérias e possibilita o aparecimento de fungos
  • A lente contaminada pode causar diferentes inflamações e, dependendo da bactéria, até levar à perda de visão

Não é recomendado usar soro fisiológico ou água —seja da torneira ou de filtro — porque ambos oferecem riscos à saúde dos olhos. Os líquidos não têm a ação antisséptica das soluções próprias para as lentes de contato, o que propícia a formação de reservatórios de bactérias e possibilita o aparecimento de fungos.

Com a contaminação da lente na caixinha, ao ser levada ao olho, ela pode causar diferentes inflamações e, dependendo da bactéria, até levar à perda de visão.

Outra dica importante é fechar bem o estojo onde são guardadas. Se houver uma abertura, mesmo que pequena, há a possibilidade da entrada de bactérias ou sujeira, além de vazamento do líquido, o que faz com que as lentes sequem e percam a utilidade.

Além disso, o recipiente precisa ser lavado com água quente ou morna e xampu ou sabonete neutro pelo menos duas vezes por semana. A limpeza é importante para evitar o acúmulo da própria lente e é mais uma forma de garantir que ela dure mais tempo e seja segura aos olhos.

Fontes: Keila Monteiro de Carvalho, médica oftalmologista e professora titular de oftalmologia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Tatiana Nahas, chefe do serviço de plástica ocular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.