Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Leo Dias tem infecção causada por lente de contato; saiba como evitar

Divulgação/ Instagram
Imagem: Divulgação/ Instagram

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

04/10/2019 15h49

Na última quinta-feira (3), o apresentador Leo Dias afirmou estar sofrendo de uma infecção ocular causada por lentes de contatos.

"Olá, amigos! As notícias não são muito boas, não. Desde segunda-feira tenho sofrido com uma infecção das lentes. Eu troco diariamente, mas não tem adiantado. Tenho tratado com colírios, mas não fui ao oftalmologista, um grande erro. De ontem pra hoje piorou bastante. Tanto é que, segunda-feira, entrevistei a Anitta de óculos, porque estava inchado, não tanto quanto hoje. Não vou poder apresentar o Fofocalizando hoje, infelizmente", afirmou nas redes sociais.

De acordo com Keila Monteiro de Carvalho, oftalmologista e professora da UNICAMP, sintomas como o inchaço e vermelhidão indica que há algo errado nos globos oculares. "Pode se tratar de uma simples irritação ou até de uma infecção - que pode, inclusive, ter sido causada pelas próprias lentes. Enquanto não de descobre a causa e se inicia o tratamento, o uso das lentes deve ser suspenso", aponta.

Apesar de não especificar seu problema, infecções como a do jornalista são comuns e geralmente causadas por falta de higiene. "Ter uma boa rotina de limpeza é essencial para evitar problemas. Além disso, não usar lentes fora do prazo do fabricante, não dormir sem retirar - exceto em casos aconselhados por oftalmologista - e usar soluções multiuso para a manipulação e conservação são hábitos que o paciente deve ter", aponta Lísia Aoki, oftalmologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.

As soluções, de acordo com Carvalho, devem ser trocadas diariamente e os estojos que guardam as lentes, a cada três meses. "Os usuários de lentes de contato também devem deixá-las imersas em soluções comerciais por pelo menos 5 horas e cada paciente deve seguir o tempo de uso estipulado por seu médico. Geralmente não se deve ultrapassar 12 horas de uso por dia", indica.