Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Por que os dedos enrugam quando ficam muito tempo na água?

Pergunte Viva Bem dedos enrugados
Imagem: Fernanda Garcia/UOL VivaBem

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

03/09/2019 04h00

Se você é do tipo que passa horas debaixo do chuveiro, com certeza já percebeu que, depois de alguns minutos, os dedos começam a ficar enrugados. Não é nada mágico e a resposta para esse mecanismo está na composição da pele.

O órgão possui diversas camadas que sempre se renovam e na última, conhecida como epiderme, ficam concentradas células mortas, que são ricas em gordura e com grande quantidade de queratina. Ao ficarem expostas por muito tempo na água, essas substâncias vão se encharcando e desprendendo, provocando a aparência enrugada.

Já um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, sugeriu um uso funcional para essa característica, afirmando que essa reação da pele é devido a evolução. Os cientistas fizeram um experimento com alguns voluntários que tinham que pegar bolinhas de gude imersas em um balde d'água com uma mão e passá-las para a outra, com o intuito de colocá-las em outro local.

No final do experimento, os cientistas verificaram que os voluntários com os dedos enrugados completaram a prova mais rápido do que as pessoas que estavam com os dedos lisos e secos. Eles sugerem que ter os dedos enrugados facilita o manejo de objetos embaixo d'água, o que pode ter sido uma vantagem para os primeiros humanos que procuravam alimento na natureza.

Fontes: Luiz Carlos Campos, dermatologista e Chefe de Serviço da Dermatologia do Hospital São Lucas PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Sylvia Ypiranga, dermatologista e Assessora do Departamento de Cosmiatria da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do informado, a camada mais externa da pele é epiderme e não hipoderme. O texto foi corrigido.