Topo

No supermercado

Um manual para te ajudar a comprar melhor


No supermercado

Molho de pimenta pode ser benéfico, mas fique atento aos ingredientes

iStock
Imagem: iStock

Thais Szegö

Colaboração para o UOL VivaBem

27/05/2019 04h00

Quem gosta de um toque apimentado na comida tem muito para comemorar. Estudos já associaram esse alimento ao aumento na expectativa de vida, à melhora das inflamações, à redução na gordura corporal, ao combate ao câncer e ao equilíbrio do colesterol e dos triglicérides, entre outros. Mas quem tem o sistema digestivo mais sensível ou já tem algum problema nessa parte do corpo precisa pegar leve ou evitá-lo, pois ele pode provocar irritações. Outros cuidados importantes estão na hora de decidir qual molho de pimenta industrializado vai para a sacola de compras. Veja as dicas:

Os molhos variam basicamente de acordo com a picância
Nas gôndolas encontramos tipos diferentes de produtos, como os cremosos, os defumados, os com tahine e os com alho. Mas, de forma geral, eles podem ser divididos em: original, suave --ambos geralmente feitos com misturas de pimentas, verde, que tem como base a jalapeno e intensidade média -- e as mais fortes, na maioria das vezes feitas com a habanero, bastante picante, indicada para quem realmente gosta dessa característica e é preciso ter cuidado ao manuseá-la, pois podem provocar irritações nos olhos e nos dedos.

As vermelhas estão um passo à frente nos benefícios oferecidos à saúde
Elas têm mais capsaicina, substância que confere a sensação de ardência e conta com ações antimicrobiana, anti-inflamatória e anticancerígena, entre outras.

A ordem dos ingredientes indica a quantidade de pimenta
Alguns molhos são feitos com mais de um tipo de pimenta, então para entender qual é a predominante, consulte os ingredientes: eles estão listados do usado em maior quantidade para aqueles em menor. Apareceram outros ingredientes no meio ou antes? Fique esperto: muitos produtos têm a polpa do ingrediente principal em primeiro na lista de ingredientes, mas desconfie quando perceber que a água e o vinagre aparecem antes de qualquer coisa, isso significa que a pimenta está muito diluída ou em menor quantidade, o que reduz as propriedades dela naquele vidro. Alguns também têm polpa de tomate no meio, o que significa que será menos picante e talvez tenha menos pimenta na receita.

A escolha deve ser basear nos valores nutricionais e na lista de ingredientes
Coloque no carrinho as que têm menor teor de conservantes e de sódio. Para saber sobre o primeiro, basta ver se na lista de ingredientes constam itens como conservadores e estabilizantes. Já o sódio você vê na tabela nutricional, e conferir isso não pode passar batido, pois algumas oferecem praticamente 20% da recomendação diária da segunda em apenas uma colher de sopa.

As embalagens de vidro são ligeiramente melhores
O plástico pode substituí-lo uma boa, mas ele tem a desvantagem de proporcionar um prazo de validade mais curto e ser mais poroso e, assim, mais suscetível aos odores e à umidade do meio externo.

Informação nutricional

Molho de pimenta

  • Porção 10 ml (1 colher de sobremesa)
  • Valor energético: 2 kcal
  • Sódio: 250 mg

Fontes: Camila Alho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo e Ana Paula Gonçalves, nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde, também na capita paulista.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

No supermercado