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Chips de legumes e frutas nem sempre são saudáveis: veja como escolher

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Imagem: iStock

Thais Szegö

Colaboração para o VivaBem

25/11/2019 04h00

Chips de legumes e frutas podem ser vistos nas gôndolas dos supermercados e nas lojas que vendem produtos a granel. De cara, parecem mais uma opção para quem quer fazer lanches saudáveis, mas dependendo de sua composição, nem sempre.

Mas é preciso tomar cuidado com as quantidades, principalmente se você os compra por quilo: já que as porções não vêm fracionadas dentro das embalagens, é preciso ter cuidado para não exagerar na dose.

Além disso, quando fritos, esses snacks podem ter tanta gordura quanto uma batata chips frita. Ou seja, pode ser trocar seis por meia dúzia. Mesmo os assados têm quantidades altas de calorias, não sendo muito indicados em dietas para redução de peso, principalmente em grandes quantidades.

Se você quiser comprar, veja ao que precisa estar atento.

Cheque qual é o processo utilizado na fabricação dos chips
Normalmente eles são fritos, assados ou liofilizadas, ou seja, desidratados. Pelo fato desse tipo de produto ser feito com vegetais ou frutas, muita gente parte do princípio de que são saudáveis e não se dá conta que no primeiro caso eles vêm com uma boa quantidade de gorduras.

Nada de exagerar
Outro erro comum é comer quantidades muito grandes, mais uma vez por julgar ser um snack saudável. Eles realmente são boas opções de lanches, mas o ideal é ingerir meia xícara de chá por vez.

Verifique as quantidades de sódio
Para dar sabor e conservar os alimentos, muitos estabelecimentos acabam pesando a mão no sal. Mais uma razão para não exagerar na quantidade.

Confira a relação de ingredientes
Outro detalhe importante é conferir se não há itens como gordura vegetal, caldo de legumes ou de carne, que são ricos em sódio, por exemplo, elementos adicionados por alguns fabricantes para dar um gosto e consistência especiais ao produto, fazendo com que ele fique menos saudável. Em alguns casos, uma porção desses snacks pode ter a mesma composição nutricional de uma batata frita.

Repare na forma como o atendente pega o alimento
É muito importante que ele passe álcool gel nas mãos e use luvas. Mas não adianta ser uma luva que está lá exposta há um tempão. O mais indicado é que ela seja descartável. O saquinho onde a sua porção será colocada deve ser descartável e estar intacto.

Se a loja permitir que os consumidores mexam nos alimentos, desconfie
O ideal é que apenas os funcionários possam mexer nos recipientes onde estão os snacks.

Observe as características dos produtos
Eles devem ser acondicionados em recipientes transparentes e bem fechados, que devem ficar em locais secos e sem exposição solar direta. Também é importante que o alimento não esteja escurecido ou apresente pontinhos verdes escuros, pois isso pode indicar contaminação com fungos.

Atente à data de validade
Ela tende a ser menor do que a dos produtos industrializado e varia dependendo do método usado, mas costuma ser de 30 dias, em média.

Informação nutricional

Mix de vegetais (batata doce, mandioquinha, cenoura e vagem desidratados)

  • Porção 50 gramas
  • Valor energético: 303 kcal
  • Carboidratos: 47,4 g
  • Proteínas: 3,1 g
  • Gorduras totais: 8,8 g
  • Gorduras saturadas: 0 g
  • Sódio: 30 mg

Chips de batata doce assado

  • Porção 50 gramas
  • Valor energético: 276 kcal
  • Carboidratos: 34 g
  • Proteínas: 2 g
  • Gorduras totais: 7 g
  • Gorduras saturadas: 0 g
  • Sódio: 40 mg

Chips de mandioquinha assado

  • Porção 50 gramas
  • Valor energético: 285 kcal
  • Carboidratos: 32 g
  • Proteínas: 2 g
  • Gorduras totais: 8 g
  • Gorduras saturadas: 0 g
  • Sódio: 40 mg

Chips de coco assado

  • Porção 50 gramas
  • Valor energético: 260 kcal
  • Carboidratos: 32 g
  • Proteínas: 2,5 g
  • Gorduras totais: 15 g
  • Gorduras saturadas: 10 g
  • Sódio: 35 mg

Chips de banana assado

  • Porção 50 gramas
  • Valor energético: 258 kcal
  • Carboidratos: 35 g
  • Proteínas: 1,4 g
  • Gorduras totais: 11 g
  • Gorduras saturadas: 7 g
  • Sódio: 55 mg
Batata chips frita
  • Porção 50 gramas
  • Valor energético: 270 kcal
  • Carboidratos: 25,8 g
  • Proteínas: 2,72 g
  • Gorduras totais: 17,88 g
  • Gorduras saturadas: 6,3 g
  • Sódio: 312 mg

Fontes: Karina Hatano, médica do esporte do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, em São Paulo, pós-graduada em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), médica da seleção brasileira de natação e da confederação brasileira de beisebol e softbol e Clarissa Casale Doimo, nutricionista com pós graduação em nutrição aplicada ao exercício físico pela Universidade de São Paulo e pós graduada em alimentação vegetariana pela Sociedade Vegetariana Brasileira, de Piracicaba, interior de São Paulo.

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