Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Por que algumas vezes tenho soluços ao comer ou beber algo?

Pergunte por que soluçamos
Imagem: Fernanda Garcia/UOL VivaBem

Daniel Navas

Colaboração para o UOL VivaBem

21/05/2019 04h00

Muitas vezes, parece que o soluço surge do nada, mas existem razões para que ele ocorra. E antes de explicar os motivos, é válido saber que tudo começa por uma contração involuntária do diafragma, músculo localizado abaixo do pulmão, entre o tórax e o abdômen. Sua função está ligada à respiração, ao auxiliar na inspiração de oxigênio para dentro do corpo.

Na maioria das vezes, o diafragma está em sincronia com a respiração, então, quando ele está contraído, ajuda na expansão da caixa torácica, aumentando a capacidade de volume dos pulmões. Quando ocorre uma espécie de descompasso entre a respiração e a contração do diafragma, se dá o soluço. Juntamente com esse processo, a glote, localizada na laringe, por onde deveria passar o ar até os pulmões, se fecha, e aí acontece o som característico do soluço.

A sua principal causa está ligada a uma irritação do chamado nervo frênico, responsável por acionar o diafragma durante todo o procedimento de respiração. Ainda não se sabe exatamente a causa dessa irritação, mas já é possível identificar fatores que desencadeiam o soluço, como o consumo de bebida alcoólica, cigarro, temperatura dos alimentos e líquidos, estresse, ingestão de líquidos com gás e, algumas vezes, pode ocorrer após cirurgias. Algumas doenças também podem estar ligadas ao soluço, como aquelas que acometem o sistema nervoso central (esclerose múltipla, AVC, entre outros), ou que comprimem o nervo frênico por conta de algum trauma, tumor de esôfago ou procedimento cirúrgico.

E sabe aquela história de que levar um susto, prender a respiração ou tomar água gelada ajuda a acabar com o soluço? É tudo verdade! No primeiro caso, ocorre a liberação de adrenalina no organismo, o que ajuda a controlar o espasmo muscular. Já a segunda opção faz com que o diafragma relaxe, o que também melhora o processo do soluço. A água gelada estimula os nervos e o diafragma, fazendo com que o músculo volte a trabalhar normalmente.

#SemFrescura: que mandinga acaba com o soluço?

UOL Notícias

Fontes: Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e especialista em laringe e voz pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo do centro de especialidades do aparelho digestivo do Hospital Nove de Julho, em São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube