Topo

No supermercado

Um manual para te ajudar a comprar melhor


No supermercado

É melhor comprar chá em sachê, solto na caixa ou a granel?

Marcia Albuquerque/VivaBem
Imagem: Marcia Albuquerque/VivaBem

Thais Szegö

Colaboração para o VivaBem

02/07/2018 04h00

Durante muito tempo, os chás para infusão assistiram das gôndolas ao sucesso da bebida vendida pronta, que agrada vários brasileiros. No entanto, com o aumento da busca por produtos mais naturais, muitos consumidores voltaram suas atenções para as opções feitas com folhas, flores e frutas secas, e a expectativa do mercado é que sua venda cresça 50% entre 2013 e 2018.

Pois saiba que os benefícios para a saúde não são o forte dos chás de caixinha vendidos em supermercados, pois eles são industrializados. Mas o produto pode oferecer uma experiência muito agradável graças a seu sabor e aroma, além de ajudar a aquecer o corpo no inverno e a refrescar no verão.

Na maioria dos casos o que importa é se ela está intacta
A maior parte dos chás encontrados em supermercados vêm fracionados em sachês feitos de microfiltros, acondicionados em caixinhas de papel. Mas existem alguns em que todo o produto está solto dentro de potes de plásticos ou vidro, caixa de papelão ou saco plástico. No que diz respeito à qualidade e à conservação, não existem diferenças significantes entre eles, mas é importante que a embalagem esteja muito bem fechada na hora da compra.

Prefira os que não estão em saquinhos plásticos
A melhor forma de acondicionar plantas secas é em embalagens que permitam que elas respirem, por isso, esse tipo de invólucro não é a melhor opção.

Cuidado com chás vendidos a granel
São aqueles dispostos em grandes quantidades que são fracionados na hora da compra. A questão nesse caso é que fica difícil ter a certeza de que aquele produto é de fato o que está anunciado.

Nos supermercados encontramos uma infinidade de tipos de chá. As ervas usadas na sua fabricação oferecem benefícios diversos, o de hortelã favorece a digestão e o de erva-cidreira é calmante, por exemplo, mas muitos têm como principal finalidade agradar os nossos sentidos, em especial o olfato e o paladar.

Confira sempre a lista de ingredientes
É importante que nela haja o nome botânico da planta para nos certificarmos do que vamos ingerir, já que muitas ervas são conhecidas por vários nomes. Além disso, o ideal é que não haja corantes em sua composição.

Mapa do rótulo
- Ingredientes do chá
- Nome botânico das plantas utilizadas na sua composição

Informação nutricional
Não há valore significativo de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio.

Fonte: Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta de São Paulo, presidente da Associação Paulista de Fitoterapia e idealizadora do Centro de Estudos em Fitoterapia e Saúde.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube

No supermercado