Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Teste em ratos mostra como antibiótico impacta eficácia da quimioterapia

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

05/03/2018 12h50

O uso de antibióticos impacta a saúde da microbiota intestinal, sem contar que nos deixa resistentes e vulneráveis a infecções. Esses remédios são prescritos aos pacientes com câncer, já que tratamentos, como a quimioterapia, afetam a imunidade e os antibióticos podem combater infecções graves.

O impacto negativo dos antibióticos no tratamento do câncer acontece porque a microbiota ajuda a ativar as células T, importantes na resposta imune. Gang Zhou, imunologista do Georgia Cancer Center, nos Estados Unidos, resolveu, então, compreender como os antibióticos impactavam os tratamentos de câncer.

Veja também:

No estudo publicado na revista Oncotarget, Zhou e sua equipe fizeram testes em ratos e descobriram evidências de que, dependendo do tipo de tratamento, os antibióticos podem prejudicar o tratamento.

Na quimioterapia tradicional, o uso de antibióticos em excesso diminuiu a eficácia da quimioterapia. "Nos animais, se você acabar com a microbiota intestinal, como acontece com os antibióticos, a eficácia da quimioterapia diminui", diz Zhou.

O uso de antibióticos na imunoterapia de células T adotivas --em que as células T dos pacientes são alteradas para combater o câncer-- também trouxe impactos negativos para os animais. Isso porque nesse tratamento as células T modificadas ainda precisam da ajuda do sistema imunológico para combater o tumor.

Já na terapia de células T CAR --em que os médicos recuperam as células T do próprio paciente, as modificam geneticamente para detectar tumores e depois recebem quimioterapia-- não foi impactada pelos antibióticos, pois o tratamento não depende do sistema imunológico para ser bem-sucedido.

No entanto, a equipe de pesquisadores destaca que ainda são necessários estudos com humanos para verificar o real impacto dos antibióticos no tratamento do câncer.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy