Topo

Blog da Sophie Deram

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Beber café diariamente pode ajudar na saúde do coração

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

04/05/2022 04h00

Pesquisas apresentadas na 71ª Sessão Científica Anual do American College of Cardiology e realizadas a partir de dados de um grande estudo de coorte, o UK Biobank, mostram que consumir de 2 a 3 xícaras de café diariamente pode ter associação com um risco reduzido de desenvolver doenças cardiovasculares e com uma maior expectativa de vida.

Efeitos do café nas doenças do coração

Pesquisas anteriores relatam efeitos benéficos da ingestão de café na saúde do coração, no entanto, estudos anteriores são limitados por serem realizados com amostras pequenas.

Diante disso, um grupo de pesquisadores liderado por Peter M. Kistler utilizou dados do estudo de coorte UK Biobank com o objetivo de analisar o consumo de níveis variados de café e sua associação com doenças cardiovasculares (como doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral), arritmias e mortes relacionadas a problemas do coração.

UK Biobank é um grande estudo realizado no Reino Unido que dá oportunidade a pesquisadores da área da saúde tanto de universidades quanto de indústrias para realizarem pesquisas de interesse público. Teve início em 2006 e a partir dele são investigadas as contribuições da predisposição genética e da exposição ambiental (incluindo alimentação, estilo de vida, uso de medicamentos etc.) para o desenvolvimento de problemas de saúde, visando melhorar a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças como câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, problemas de saúde mental, demências e muitas outras.

No estudo em questão, os participantes responderam a questionários e foram agrupados pela quantidade de café que relataram beber por dia: 0; menor que 1; 1; 2 a 3; 4 a 5; e mais que 5 xícaras por dia. Então, foram avaliadas associações entre o consumo de café e arritmias, doenças cardiovasculares e mortalidade.

Foram utilizados dados de 382.535 pessoas com idade média de 57 anos, sendo 52% do sexo feminino.

Os resultados do estudo mostraram que o consumo de 2 a 3 xícaras de café por dia apresentou associação com um menor risco para desenvolver doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, arritmia e mortalidade.

Com isso, os pesquisadores concluíram que o consumo de café pode ser considerado parte de uma alimentação saudável.

Consumo de café e melhora da mortalidade por doenças cardiovasculares

Historicamente, recomenda-se evitar o café em pacientes com arritmia e doenças cardiovasculares. No entanto, faltam dados sobre a segurança do consumo dessa bebida nesses casos.

Assim, um segundo estudo, também utilizando dados do UK Biobank, procurou investigar as associações entre o café e os desfechos de mortalidade em casos de doenças cardiovasculares e arritmias.

Foram diagnosticadas 34.279 pessoas com alguma doença cardiovascular no início do estudo e destas, 6.721 (19,6%) foram a óbito.

Mais uma vez, consumir de 2 a 3 xícaras de café por dia foi associado a uma melhora na expectativa de vida.

Além disso, o consumo de café em todos os níveis não foi associado ao risco de arritmia nas pessoas com doenças cardiovasculares. Dos 24.111 participantes diagnosticados com arritmia, a ingestão de café foi associada à redução da mortalidade. O menor risco foi de 1 xícara por dia. Por exemplo, pessoas com fibrilação atrial (ritmo cardíaco irregular e, em geral, acelerado) que bebiam uma xícara de café por dia eram quase 20% menos propensas a morrer do que as que não bebiam café.

Ou seja, apesar do receio quanto ao consumo de café por pessoas que sofrem com doenças cardiovasculares, esse estudo mostra que o consumo regular dessa bebida parece ser seguro mesmo para quem tem doenças do coração.

Café moído, instantâneo ou descafeinado?

Por fim, o terceiro estudo utilizando dados da UK Biobank considerou que os efeitos dos diferentes tipos de café nos desfechos cardiovasculares não são claros. Assim, os pesquisadores tiveram como objetivo avaliar as associações entre os tipos de café e arritmias incidentes, doenças cardiovasculares e mortalidade por essas doenças.

De acordo com os resultados, havia 73.027 consumidores de café moído, 167.399 de café instantâneo, 57.615 de café descafeinado e 89.494 não tomavam café.

A ingestão de 1 a 5 xícaras de café moído ou instantâneo por dia foi associada à redução dos riscos de arritmia, doença cardiovascular, doença coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.

O menor risco de doenças cardiovasculares foi observado entre as pessoas que consumiam de 2 a 3 xícaras diariamente de café moído ou instantâneo. O café descafeinado teve efeito neutro contra arritmias incidentes e doença cardiovascular, a exceção da insuficiência cardíaca.

O risco de mortalidade total para doenças cardiovasculares foi reduzido para todos os tipos de café, com a menor mortalidade total quando o consumo foi de 2 a 3 xícaras diárias de café moído, instantâneo e descafeinado.

Os pesquisadores lembram que o café tem cerca de 100 compostos biológicos além da cafeína e essas substâncias podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, melhorar a resistência à insulina, ajudar no metabolismo e bloquear receptores conhecidos por estarem envolvidos com ritmos cardíacos anormais.

Gosta de café? Consuma com moderação

É importante entender que esses três estudos apresentam associações entre o consumo de café e benefícios da saúde cardiovascular, mas que isso não quer dizer que o café, sozinho, possa ser responsável por toda a nossa saúde.

É importante ter cuidado com isso para evitar pensar no café como um salvador da pátria ou um alimento milagroso, até porque eles não existem.

Essas pesquisas trazem resultados importantes por apresentarem possíveis efeitos benéficos do café para a saúde do coração e indicarem uma certa segurança para o consumo dessa bebida mesmo entre as pessoas que apresentam doenças cardiovasculares e arritmias.

Se você gosta de café, consuma com moderação e como parte de uma alimentação saudável e de um estilo de vida promotor de saúde. Mas se não gosta de café, não precisa sentir-se obrigado a consumi-lo.

Existem outros hábitos que contribuem para a nossa saúde de uma forma geral. Não esqueça que comer com prazer é um deles

Bon appétit!

Sophie Deram