Topo

Katleen da Cruz Conceição

Tempo seco? Veja a melhor maneira de manter pele e cabelo em dia

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

21/09/2020 04h00

O tempo seco afeta bastante a nossa pele e nosso cabelo, que tendem a ficar ressecados. Por isso, quem mora em locais com esse tipo de clima pode observar os fios mais opacos, com toque áspero e sem vida. O ressecamento também pode deixar a fibra fragilizada e arrepiada, formando o frizz.

Para prevenir que os cabelos fiquem ressecados, use xampus e realize hidratação com cremes umectantes semanalmente.

Já no corpo, abuse dos hidratantes ou óleos, e use sempre após o banho hidratantes à base de óleo de macadâmia e óleo de amêndoas.

Como o ressecamento da pele e dos cabelos já acontece naturalmente, principalmente no inverno, é indicado o uso de xampus e sabonetes mais hidratantes ou neutros para diminuir a agressão e manter a qualidade da pele e do corpo.

Não abuse do ar-condicionado, dos banhos muito quentes e evite xampus muito detergentes, prefira os mais hidratantes.

A alimentação também é sua aliada. Os vegetais verdes escuros como espinafre, couve e brócolis contêm uma combinação especial de ferro, ácidos graxos, ômega 3 e vitaminas A, B e E, que protegem a pele e estimulam o organismo a produzir gordura boa que a hidrata, além de melhorar as defesas contra agressões externas.

Lembre-se de beber bastante água! Beber água é essencial para manter o corpo livre de toxinas, até porque algumas dessas toxinas alteram a forma como o organismo processa nutrientes e minerais essenciais para a saúde e beleza.

Além disso, a água também é fundamental para a renovação das células. Ou seja, a ingestão de água ajuda na geração de novas células para o seu cabelo e a sua pele.

E não se esqueça de hidratar também os lábios.

Se você tem alguma dúvida, mande para vivabemuol@uol.com.br.