PUBLICIDADE

Topo

Katleen da Cruz Conceição

Hidratante no verão te deixa grudenta? Saiba manter a pele saudável

iStock
Imagem: iStock
Katleen da Cruz Conceição

Médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Rio de Janeiro e especialista pela UFF (Universidade Federal Fluminense), é chefe do Ambulatório de Dermatologia Para Pele Negra da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e do 1º Setor de Dermatologia Para Pele Negra do Grupo Paula Bellotti. Membro da Skin of Color Society e da Sociedade Brasileira de Laser, Katleen esteve à frente do Ambulatório de Dermatologia na Pele Negra e do Ambulatório de Acne e Peeling do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ), onde adquiriu muita experiência com peeling e uso de lasers, principalmente na pele negra.

Colunista do UOL

26/10/2020 04h00

A pergunta de hoje veio pelo Instagram de VivaBem (@vivabem_uol), e a leitora quer saber como manter a pele hidratada no verão, mas sem suar ou ficar grudenta. Se você também tem alguma dúvida, pode me enviar pelo Instagram ou pelo email vivabemuol@uol.com.br.

No verão, a barreira da pele é muito afetada por outros fatores como o sal do mar e o cloro da piscina, que danificam as ligações de ceramidas existentes nessa camada, retirando a sua umidade natural; já a areia da praia causa um atrito natural com a pele podendo também danificar a barreira. As pernas, axilas e virilhas ficam mais ressecadas também!

Como todo nosso corpo está sujeito à desidratação devido ao aumento das temperaturas, nós transpiramos mais que o normal, o que acaba refletindo em uma enorme perda de água e nutrientes pelo suor —sem falar que a combinação da água do mar, cloro da piscina, vento e sol tende a ressecar ainda mais a pele. Para evitar que isso aconteça, a dica é investir bastante no uso de hidratantes —tanto para o rosto, quanto para o corpo.

No rosto, o ideal é investir em um produto poderoso com textura mais leve, como um sérum com textura antipoluição e ativos hidratantes. O sérum é o veículo ideal para todos os tipos de pele. Então, se você tiver uma pele oleosa ou seca, ele vai se adaptar bem a ambas. Além disso, essa textura também garante uma penetração maior dos ativos, proporcionando um resultado mais eficaz.

Lembrar de beber até três litros de água por dia durante o verão ajuda (e muito) a manter a pele hidratada, mas só a ingestão de líquido acaba não sendo suficiente, por isso, preste atenção à sua alimentação. Coma frutas, verduras e legumes, que são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com as altas temperaturas da estação.

Quanto aos banhos, pode tomar quantas vezes desejar, porém sempre hidratando a pele depois.

Depois de um dia de sol, praia e piscina, opte por utilizar água termal e gel facial e corporal com ácido hialurônico para ajudar na hidratação da pele e melhora do tônus. A hidratação pode ser com sabonetes em óleo e hidratantes corporais com vitamina C, ácido hialurônico e retinol, evitando o envelhecimento e melhorando o aspecto da pele.

Se a sua pele descascar, hidrate-a com produtos com óleo de coco, macadâmia e óleo de algodão.

Ah, e lembre-se também dos lábios: antes de se expor ao sol, passe um protetor específico para os lábios. Ele deve ser colorido para oferecer proteção física e química contra a radiação. Depois que já estiver ao ar livre, reaplique a cada duas horas ou sempre que a barreira física parecer sumir, como no caso de um mergulho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.