PUBLICIDADE

Topo

Katleen da Cruz Conceição

Além de clima e banho quente, doenças podem ser causa de pele ressecada

iStock
Imagem: iStock
Katleen da Cruz Conceição

Médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Rio de Janeiro e especialista pela UFF (Universidade Federal Fluminense), é chefe do Ambulatório de Dermatologia Para Pele Negra da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e do 1º Setor de Dermatologia Para Pele Negra do Grupo Paula Bellotti. Membro da Skin of Color Society e da Sociedade Brasileira de Laser, Katleen esteve à frente do Ambulatório de Dermatologia na Pele Negra e do Ambulatório de Acne e Peeling do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ), onde adquiriu muita experiência com peeling e uso de lasers, principalmente na pele negra.

Colunista do UOL

30/11/2020 08h40

O assunto de hoje é pele ressecada. Se você também tem alguma dúvida, pode me enviar pelo Instagram (@vivabem_uol) ou pelo email vivabemuol@uol.com.br.

A pele ressecada surge quando ela não consegue reter água e fica quebradiça e acinzentada. Acontece normalmente devido a variações climáticas e também por banhos muito quentes.

Algumas doenças também podem estar relacionadas a pele ressecada, tais como:

  • Psoríase
  • Eczema
  • Pitiríase rósea
  • Dermatite seborreica facial
  • Rosácea

No caso das patologias, deve-se utilizar hidratantes umectantes e em casos severos é recomendado até o uso de corticoide tópico.

No caso de pele corporal ressecada, pode-se utilizar sabonetes em forma de óleos e hidratantes a base de óleo de amêndoa, óleo de coco ou óleo de girassol, além de ativos como ureia e macadâmia.

Para prevenir o ressecamento da pele, é bom evitar banhos quentes e esfoliação da pele e lembrar-se de hidratá-la sempre durante ou após o banho.

Fique atento e quando o ressecamento gerar prurido ou coceira, deixando a pele sensível e muito desidratada, até mesmo com descamações, procure um dermatologista.

E, para finalizar, lembre-se que beber água auxilia muito na hidratação da pele, por isso encha a garrafinha e proteja sua pele.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.