Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Perda de peso rápida: dicas para evitar um erro muito comum ao emagrecer

Muitas pessoas que iniciam um processo de emagrecimento buscam estratégias para perder peso rapidamente, sem saber que isso é um grande erro.

Táticas que promovem uma grande redução dos ponteiros da balança em pouco tempo (como dietas extremamente restritivas, ficar longos períodos sem comer ou recorrer a medicamentos ou suplementos sem prescrição de um especialista) geralmente não são saudáveis e tendem a promover um emagrecimento que não se mantém em longo prazo.

A perda de peso rápida pode prejudicar sua saúde. Como normalmente não leva a uma mudança de hábitos, a tendência é que logo você volte a engordar. A ciência já mostrou que esse efeito sanfona afeta o metabolismo, a produção de hormônios e aumenta o risco de morte precoce.

Também prejudica a composição corporal. Ou seja, faz com que você tenha um menor percentual de massa muscular (importante para a saúde) e um maior percentual de gordura (prejudicial ao organismo) ao recuperar os quilos perdidos.

Outro erro é acreditar que o emagrecimento rápido é o único indicador de sucesso. Na realidade, o sucesso é justamente manter o peso perdido em longo prazo, o que envolve uma abordagem equilibrada e alteração no estilo de vida, com mudança nos hábitos alimentares saudáveis, prática regular de atividade física, sono adequado e gerenciamento do estresse.

A seguir, dou algumas dicas para que você tenha um emagrecimento saudável, mude hábitos e não volte a engordar.

Evite produtos industrializados: segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira, verduras, legumes, frutas, carnes, ovos, oleaginosas e grãos integrais devem ser a base de uma dieta saudável. Portanto, inclua mais desse alimentos em seu prato e evite produtos industrializados, fast-food, frituras, doces, massas e outros carboidratos refinados.

Faça atividades aeróbicas: corrida, caminhada rápida, ciclismo e natação proporcionam grande gasto calórico, ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue e reduzem o estresse e a ansiedade. Além de ajudar a regular o metabolismo, essas atividades contribuem para a melhora do humor, evitando que você coma besterias para compensar emoções negativas, por exemplo.

Invista no treinamento de força: a musculação traz benefícios similares aos exercícios aeróbicos, além de promover o aumento da massa magra e aumentar o metabolismo basal —isso faz seu corpo queimar mais calorias em repouso.

Continua após a publicidade

Mantenha-se ativo durante o dia: a ciência já mostrou que não adianta muita coisa treinar uma hora por dia e passar o restante do tempo sentado na cadeira. Portanto, aproveite todas as oportunidades para movimentar o corpo: suba de escadas em vez de elevador, faça pequenos deslocamentos a pé ou de bike em vez de usar o carro e obrigue-se a levantar de hora em hora e caminhar durante o trabalho.

Capriche na hidratação: o consumo adequado de água é importante para manter o organismo funcionando bem e ajudar na queima de gordura.

Durma adequadamente: ter uma boa noite de sono é importante para recuperar o corpo do treino e também está associado a uma melhor alimentação. Estudos mostram que pessoas que dormem mal tendem a consumir alimentos mais calóricos no dia seguinte —provavelmente, como forma de compensar a falta de energia e de minimizar o estresse no organismo gerado pela falta de descanso.

Tenha em mente que cada organismo é único: nem sempre o que funciona para outras pessoas funciona para você.

Para ter um emagrecimento saudável e duradouro, adotar um estilo saudável, que você consiga manter para a vida toda, é muito mais importante do que buscar soluções "rápidas e milagrosas". Faça isso e os resultados vão não só aparecer, como durar para sempre.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes