Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Os riscos do efeito sanfona e 7 dicas para evitar o perde e ganha de peso

Muitas pessoas vivem em um ciclo de perder bastante peso e, depois de algum tempo, recuperar todos os quilos eliminados (ou até mais).

Chamado popularmente de efeito sanfona, esse problema é prejudicial à saúde e ocorre principalmente em que adota dietas muito restritivas, em vez de fazer uma reeducação alimentar.

Como não consegue seguir por muito tempo um cardápio que "proíbe" diversos alimentos, a pessoa uma hora desiste da dieta e volta a "comer normalmente" —ou seja, a seguir a dieta nada saudável que a levou ao sobrepeso ou obesidade. Às vezes, acontece até de a pessoa comer mais do que antes do regime restritivo.

Esse constante perde e ganha de peso é prejudicial à saúde: há evidências de maior risco de mortalidade precoce em pacientes que vivem em efeito sanfona.

Pode afetar, por exemplo, o metabolismo e alguns hormônios, como a insulina (responsável pelo acúmulo de gordura corporal) e a leptina (que controla o apetite), o que faz com que a pessoa tenha cada vez mais dificuldade de emagrecer.

Também prejudica a composição corporal. Ao emagrecer, é normal além de gordura perdermos músculos --especialmente se você não faz exercícios. Quando engordamos, geralmente ganhamos mais massa gorda (que aumenta o risco de várias doenças) e não recuperamos a massa muscular (importante para a saúde e longevidade).

Estudos mostram ainda uma piora na distribuição da gordura corporal, com mais gordura prejudicial à saúde e menos gordura protetora. Isso pode causar aumento do estado inflamatório do organismo e maior risco de ter diabetes.

E emagrecer e engordar o tempo todo também pode gerar flacidez na pele e estrias.

Como acabar com o efeito sanfona

Reeducação de hábitos: Em vez de tentar dietas radicais, procure emagrecer com mudanças graduais e sustentáveis em sua alimentação e estilo de vida.

Continua após a publicidade

Alimentação balanceada: Opte por uma dieta equilibrada, com alimentos naturais e nutritivos, como carnes magras, ovos, frutas, verduras, legumes e grãos integrais.

Exercício regular: Encare a atividade física como uma tarefa que faz parte do seu cotidiano, como escovar os dentes, tomar banho ou ir trabalhar. Escolha exercícios que você goste para aumentar a probabilidade de manter essa prática.

Hidratação adequada: Beba água o suficiente ao longo do dia, pois a hidratação adequada é crucial para o bom funcionamento do corpo.

Controle o estresse: Gerencie o estresse por meio de técnicas como meditação, ioga ou outras práticas relaxantes, pois o estresse pode impactar negativamente os hábitos alimentares.

Não queira emagrecer rápido A pressa e metas irreais tendem a levar a comportamentos extremos, como dietas radicais. Além disso, traçar objetivos muito difíceis de atingir em um curto tempo gera frustração por não conseguir o resultado, fazendo você desistir da mudança de hábitos.

Busque apoio profissional Considere a orientação de profissionais de saúde, como nutricionistas, treinadores, psicólogos e médicos, para ajudar você a criar um plano de emagrecimento personalizado e eficiente.

Continua após a publicidade

Lembre-se: o foco deve ser em criar um estilo de vida saudável e duradouro, em vez de buscar soluções que dão resultados rápidos, mas são temporárias e não conseguimos manter ao longo da vida.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes