Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Aprenda técnica para pular corda e aproveite os benefícios desse exercício

Pular corda é uma atividade divertida e muito eficaz, que melhora o condicionamento físico e proporciona diversos benefícios para a saúde.

Versátil, o exercício pode ser facilmente incorporado à sua rotina, já que pode ser feito em casa e com 10 a 15 minutos de treino por dia você já obtém bons resultados.

Embora seja uma atividade simples e praticada até por crianças, muitas pessoas não conseguem pular corda por muito tempo. É seu caso? No vídeo abaixo, mostro alguns passos que ajudarão a dominar essa técnica:

Treino para iniciante: começar pulando corda por 10 a 15 minutos pode ser um ponto de partida adequado.

Conforme sua resistência física aumentar e sua técnica melhorar, passe a fazer o exercício por 20 a 30 minutos —ou até mais. É importante ouvir o corpo e respeitar os seus limites, evitando exageros que possam levar a lesões.

Benefícios de pular corda

Melhora da saúde cardiovascular O exercício com corda é treinamento aeróbico eficaz, que ajuda a aumentar a resistência cardiovascular e o fôlego, melhorar a circulação sanguínea e fortalecer o coração.

Gasto calórico elevado Pular corda é um exercício de alta intensidade que pode queimar uma quantidade significativa de calorias em um curto período de tempo. Em média, uma pessoa gasta de 10 a 15 calorias por minuto durante um treino com corda. Isso torna o exercício uma ótima opção para quem busca emagrecer —desde que a pessoa siga também uma boa alimentação.

Continua após a publicidade

Mais coordenação e agilidade Os movimentos coordenados necessários para pular corda ajudam a desenvolver a coordenação motora, a agilidade e o equilíbrio, contribuindo para uma melhor qualidade de movimento em outras atividades físicas e no dia a dia.

Resistência muscular Pular corda recruta uma série de grupos musculares, incluindo pernas, glúteos, braços, ombros e core. Com o tempo, o exercício melhora a resistência muscular e ajuda até a tonificar o corpo.

Melhoria da saúde óssea Os exercícios com corda são uma forma eficaz de treinamento de impacto, que pode ajudar a fortalecer os ossos e reduzir o risco de osteoporose e outras condições ósseas.

Quem não deve pular corda

Embora os exercícios com corda ofereçam uma série de benefícios para a maioria das pessoas, existem algumas condições médicas e circunstâncias em que é melhor evitar esse tipo de exercício:

  • Pessoas com lesões recentes nas articulações, nos músculos ou nos ligamentos.
  • Indivíduos com problemas cardíacos não controlados ou hipertensão.
  • Aqueles que têm problemas de equilíbrio ou coordenação.
  • Pessoas com osteoporose grave ou outras condições ósseas que podem ser agravadas pelo impacto repetitivo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes