Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Você sabe qual é o tênis ideal para a sua corrida?

Colunista do UOL

25/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como já venho falando por aqui, a corrida pode ser calçar seu tênis e sair correndo, mas também existem detalhes importantes que ajudarão você a voar mais baixo, indo mais longe e mais rápido.

Na semana passada, trouxe três tipos de pisadas: pronada, supinada e neutra. O que as diferencia é o contato de cada uma na aterrissagem, levando em consideração as características anatômicas de cada corredor.

A pisada pronada é quando a parte interna do pé aterrissa primeiro, quando acontece uma rotação interna do tornozelo mais acentuada. Normalmente essa pisada gera um desgaste na parte interna do calcanhar do tênis e na parte do dedão do pé. Para quem tem essa pisada, o tênis mais indicado é o com amortecimento e controle de estabilidade leve.

Pisada supinada é ao contrário da pronada, quando o pé toca com chão com a parte externa primeiro, apoiando o calcanhar na aterrissagem e impulsionando a passada com o dedinho. Normalmente pode-se observar um desgaste maior na parte externa do calcanhar do tênis. Para quem tem essa pisada, o mais indicado são tênis que tenham mais amortecimento e controle de estabilidade.

A pisada neutra é quando o pé toca o solo de maneira uniforme, distribuindo o peso corporal de maneira equilibrada. Nessa pisada o tênis costuma se desgastar mais na junção dos dedos com a planta do pé. O tênis mais indicado para quem tem essa pisada é um tênis com amortecimento leve.

Uma forma pratica de perceber a sua pisada é olhar para o desgaste do solado do seu tênis: normalmente, a pisada pronada deixa a parte interna do calcanhar e o dedão mais desgastado. Na pisada supinada, o desgaste é na parte externa do calcanhar do tênis. E na pisada neutra, o desgaste maior é entre os dedos e a sola do pé.

Os fabricantes de tênis de corrida, entendendo essa necessidade, aproveitaram a tecnologia para melhorar a absorção do impacto e evitar entorses. A maioria dos tênis neutros não interferem no desempenho ou prejudicam o atleta, mas se forem usados para a correção e a pisada não for aquela que o tênis diz corrigir, pode piorar a lesão.

Na fase da aterrisagem, o pé atinge o solo aplicando uma força de aproximadamente oito vezes o peso corporal. O choque de cada passada é absorvido pelas articulações. Quando o corredor está usando o tênis mais adequado para a sua pisada, essa força é distribuída de maneira correta diminuindo o desgaste das articulações.

Por esses fatos de saúde e performance, a compra do seu tênis deve ser encarada com mais seriedade, não apenas por moda ou economia.

Para que você possa aproveitar sua corrida com melhor prazer, performance e segurança, procure um especialista.

Além do tênis certo para sua pisada, exercícios de fortalecimento e correção também podem ser feitos para melhorar o seu desempenho.