Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Dor nos joelhos? Pode ser condromalacia; veja causas e como tratar

Condromalacia patelar, também conhecida como síndrome da dor patelofemoral, é uma condição em que a cartilagem na superfície posterior da patela (rótula) do joelho se desgasta e amolece.

Isso pode resultar em dor na região da frente do joelho, especialmente ao subir ou descer escadas, ao ficar muito tempo sentado com os joelhos dobrados ou realizar atividades que envolvam flexão do joelho.

A condromalacia patelar é comum em pessoas que praticam esportes que exigem movimentos repetitivos do joelho (como corrida) saltos e esportes de contato. Além disso, fatores anatômicos, fraqueza muscular e desalinhamento da patela podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição.

O tratamento da condromalacia patelar geralmente envolve uma combinação de abordagens para aliviar a dor, fortalecer os músculos ao redor do joelho e melhorar a biomecânica da articulação. Aqui estão algumas estratégias comuns de tratamento:

1. Fisioterapia: Um fisioterapeuta pode prescrever exercícios específicos para fortalecer os músculos ao redor do joelho, especialmente os quadríceps e os músculos da parte interna da coxa, para ajudar a estabilizar a patela.

Além disso, técnicas de alongamento e mobilização articular podem ser utilizadas para melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento.

2. Medicamentos: Analgésicos de venda livre ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser utilizados para aliviar a dor e reduzir a inflamação. Em alguns casos, injeções de corticosteroides podem ser recomendadas para proporcionar alívio temporário da dor. Mas, lembre-se, não tome medicamentos em orientação médica.

3. Modificações na atividade física: Evitar atividades de alto impacto —como correr em superfícies duras ou praticar esportes que exijam movimentos repetitivos do joelho —pode ajudar a reduzir a sobrecarga na articulação.

4. Uso de dispositivos de suporte: Joelheiras ou tornozeleiras podem ajudar a fornecer suporte adicional ao joelho e aliviar a pressão sobre a patela.

5. Crioterapia: Aplicar gelo no joelho pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor. É recomendável aplicar gelo por 15 a 20 minutos várias vezes ao dia e, especialmente, após a realização de atividades físicas.

Continua após a publicidade

6. Cirurgia: Em casos graves que não respondem ao tratamento conservador, a cirurgia pode ser considerada. A artroscopia pode ser realizada para reparar ou remover a cartilagem danificada e corrigir quaisquer problemas estruturais no joelho.

O que evitar

Em casos de condromalacia patelar, é importante evitar atividades que possam aumentar a pressão sobre a articulação do joelho e piorar os sintomas. Aqui estão algumas recomendações do que evitar:

1. Atividades de alto impacto: Evite atividades como correr em superfícies duras (concreto, asfalto), saltar, agachar-se profundamente ou praticar esportes de contato que possam sobrecarregar a articulação do joelho.

2. Descida de escadas: Descer escadas pode aumentar a pressão sobre a patela e piorar os sintomas da condromalacia. Se possível, use elevadores ou evite escadas sempre que puder.

3. Ficar muito tempo sentado com os joelhos dobrados: Permanecer sentado por longos períodos com os joelhos dobrados pode causar desconforto e aumentar a pressão sobre a patela. Se precisar ficar sentado, faça pausas frequentes para esticar as pernas e mudar de posição.

Continua após a publicidade

4. Exercícios mal executados: Evite realizar exercícios que exijam movimentos inadequados ou que causem dor no joelho. Certifique-se de que está executando os exercícios corretamente e com boa técnica, para evitar lesões adicionais.

5. Sobrecarga de peso: Manter um peso saudável é importante para reduzir a pressão sobre o joelho e aliviar os sintomas da condromalacia. Evite o ganho de peso excessivo e adote hábitos alimentares saudáveis.

6. Calçados inadequados: Usar sapatos inadequados pode afetar a biomecânica do joelho e piorar os sintomas da condromalacia. Escolha sapatos confortáveis e adequados para a atividade física que você pratica.

Seguir essas recomendações pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação no joelho e evitar a progressão da condromalacia. No entanto, é importante consultar um médico ou fisioterapeuta para orientações específicas de acordo com a gravidade da sua condição.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes