Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

VO2 máximo: o que é e como aumentar esse marcador de desempenho esportivo

Se você pratica esportes como corrida, ciclismo ou triatlo, já deve ter ouvido falar do VO2 máximo (ou apenas VO2 máx). E se ainda não ouviu, certamente o termo aparecerá em algum momento da sua vida de atleta amador, por isso, vou explicar o que ele significa e qual sua importância para o desempenho esportivo.

VO2 máx é a sigla que representa a quantidade máxima de oxigênio que o organismo de uma pessoa consegue aproveitar durante a respiração. Esse marcador é frequentemente usado como um indicador da capacidade aeróbica e resistência cardiovascular de alguém.

Um bom VO2 máx é importante porque reflete a eficiência do sistema cardiovascular e respiratório em fornecer oxigênio aos músculos durante o exercício, o que está associado a uma melhor capacidade aeróbica, resistência e saúde cardiovascular.

Ter um Vo2 máx elevado significa que o corpo é mais eficiente em utilizar oxigênio para gerar energia durante atividades físicas, resultando em melhor desempenho atlético e menor risco de doenças relacionadas ao coração.

Não existe um número de VO2 máx ideal e vários fatores interferem em seu valor, como genética, gênero, composição corporal, nível de treinamento e idade.

Atletas profissionais, por exemplo, costumam ter um VO2 máx acima de 70 ml/kg/min --muito disso devido ao treinamento e também à genética favorável para a prática de esportes. Atletas amadores bem treinados, em média, ficam com um VO2 máx entre 45 e 60 ml/kg/min. Já homens sedentários costumam ter um VO2 máx entre 30 e 35 ml/kg/min.

Nas mulheres, o índice é mais baixo, variando de 20 ml/kg/min em sedentárias e cerca de 60 ml/kg/min em atletas de elite.

Como aumentar seu VO2 máx.

O treinamento aeróbico regular por si só já aumenta o marcador, especialmente em sedentários.

No caso de pessoas que já praticam atividade física por algum tempo, para aumentar o VO2 máx o ideal é fazer treinos intensos, acima de 85% da frequência cardíaca máxima.

Continua após a publicidade

São os treinos intervalados (ou de tiros), em que você corre em alta velocidade por um curto período de tempo ou distância, seguido de uma pausa. Essa sequência é repetida pelo número de vezes indicado por seu treinador.

Como esses treinos exigem muito do corpo, eles não podem ser feitos várias vezes na semana —para muitos atletas amadores, a recomendação é de apenas um treino intervalado por semana.

Reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular também ajuda a melhorar o VO2 máx.

Como saber o seu?

O ideal é fazer um teste ergoespirométrico —exame realizado na esteira ou na bike ergométrica, em que você faz exercício com um máscara no rosto e eletrodos no corpo, para monitorar sua frequência cardíaca, esforço e troca de gases na respiração.

O teste geralmente é indicado pelo cardiologista ou médico do esporte.

Continua após a publicidade

Alguns relógios de corrida também indicam o valor do seu VO2 máx após a realização de um período de treinamento, mas o resultado pode não ser tão preciso quanto o do teste ergoespirométrico.

Também existem alguns testes de corrida em que você corre por um período (o mais popular é o de 12 minutos) e o resultado é usado em um cálculo que estima o VO2 máx.

Converse com seu treinador ou médico do esporte para definir qual a melhor forma de avaliar o seu VO2 máx e o que pode ser feito em sua rotina de treinos para melhorar o marcador.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes