Ageless

Ageless

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Pediam para eu mentir idade desde os 25', diz modelo Luciana Curtis, 47

Luciana Curtis é provavelmente uma das modelos brasileiras em atuação com a carreira mais longeva. Aos 47 anos, ela é a modelo com contrato mais longo com a agência Ford Models, uma das maiores do mundo. É uma quebra de paradigma e um exemplo de que o mundo está mudando, já que, na época em que ela começou, nos anos 90, as meninas não passavam muito mais do que dos 20 anos.

"Eu achava que aos 20 anos minha carreira ia acabar e eu ia entrar na faculdade e mudar de profissão. Porque na época era assim. Mas o mercado foi mudando eu fui ficando", diz Luciana, que, revelada no concurso Supermodel Brasil (ficou entre as quatro primeiras colocadas do Supermodel of the World), viu sua carreira a mil por hora ao virar o rosto oficial de uma das mais importantes companhias de cosméticos: a Revlon.

Com o contrato, embolsou cerca de US$ 1 milhão. Pouco depois, dividiu com a cantora Beyoncé a campanha mundial do pó e da base "True Match", da L'Oreal.

Casada com o fotógrafo Henrique Gendre e mãe de duas filhas, Luciana voltou ao Brasil na pandemia após décadas vivendo em Nova York. Mas ainda assim a carreira internacional segue firme, e todos os meses ela viaja para a cidade americana para trabalhar.

O que mudou? "Muita coisa. A agência pedia para eu mentir minha idade desde os 25 anos. Mas eu achava absurdo, o cliente ia saber que eu tinha anos de carreira e tinha começado aos 14. Decidi nunca mentir", diz Luciana. "E hoje estão começando a entender que as mulheres com 45 querem se ver representadas por uma mulher da mesma idade da moda, nas campanhas, não por uma de 20."

Sem noia com o corpo e a beleza

"Eu vi muita coisa absurda acontecer na carreira. Meninas fazendo loucuras para ficar com o corpo exigido pelo mercado. Você chegava no set e só tinha calça tamanho zero. Se não coubesse na calça, você não ia trabalhar. Hoje sei que vão me respeitar e ter vários tamanhos disponíveis para que um possa servir em mim. Não tenho mais o mesmo corpo de antes, tive duas filhas, tenho flacidez na barriga. Mas depois que fui mãe minha prioridade na vida mudou. Quem me contratar vai ser pelo que eu sou hoje. Minha postura hoje é: dane-se que eu não estou no padrão."

"Quase não uso maquiagem e faço muito poucos procedimentos no rosto. Fiz botox algumas vezes, mas não gostei da sensação de peso na sobrancelha. Uma vez por ano faço um tratamento com ultraformer da dermatologista. Hoje tenho o rosto que tenho, de uma mulher da minha idade."

Saúde em primeiro lugar

"Já fui vegetariana e voltei a comer carne porque estava fazendo falta para o meu corpo, mas carne vermelha em casa só temos uma vez por semana. Como por prazer, mas não faço frituras, por exemplo. Como saudável e me permito ser chocólatra. Sempre como um chocolate à noite. E tá tudo bem."

Continua após a publicidade

Menopausa

"É impressionante como as mulheres não querem falar sobre isso. Até mesmo minhas amigas, muitas vezes eu começo a falar e elas mudam de assunto. Mas odeio tabus, a gente não fala e acaba se sentindo sozinha. Eu quero mais é falar tudo abertamente. Tenho tido alguns sintomas, minha menstruação tem falhado e tenho sentido muita coceira no ouvido e descobri que é um sintoma. Estou acompanhando e quero viver essa fase da melhor maneira possível, sem segredos e sem vergonha."

Se reinventando na maturidade

Se alguém acha que perto dos 50 é hora de parar, Luciana está indo no caminho oposto. Ela se prepara agora para empreender. Em breve deve anunciar seu novo negócio, na área de design.

"Sempre gostei dessa área e agora achei que chegou a hora. Poderia ter feito isso aos 20, mas é agora, aos 47, que percebi que era a hora certa. É legal se reinventar em qualquer idade, eu não quero me aposentar."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes