Topo

Coluna

Adriana Miranda


Adriana Miranda

Por que é tão difícil manter o abdome definido o ano inteiro

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Adriana Miranda

Aos 62 anos, ela é palestrante e entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Procuradora aposentada do estado de São Paulo, está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

Colunista do VivaBem

25/09/2019 04h00

Muitas pessoas me perguntam o que fazer para estar bem fisicamente durante o ano inteiro, com o corpo em forma e, principalmente, a barriga definida. Realmente é muito difícil. Confesso que eu mesma não consigo.

Como qualquer pessoa, tenho algumas oscilações de peso ao longo do ano. Por conta disso, não dá para estar sempre com a mesma definição muscular. Principalmente do abdome, pois qualquer quilinho a mais já deixa a região abdominal "embaçada". Mas existem algumas táticas que adoto e me ajudam muito a manter, dentro do possível, o corpo definido.

Eu sempre me permito ter um dia "off" na dieta. Ou seja, uma vez por semana posso comer alimentos que gosto muito e não são tão saudáveis ou são muito calóricos. Acho isso importante para ter prazer com a comida e manter a vida social —mas, sem abusos ou exageros, claro. Por outro lado, essas refeições, na maior parte das vezes, são ricas em sódio, o que causa retenção de líquido e, consequentemente, prejudica a definição muscular.

Por isso, no dia seguinte procuro beber muita água, muito mais do que consumo habitualmente, para diminuir a retenção de líquido e ajudar a recuperar a definição muscular.

Como normalmente o dia ou a refeição "off" são ricos em calorias, após essa folga na dieta ainda procuro diminuir a ingestão de gorduras e carboidratos, mantendo ou até aumentando consumo de proteínas. Para elevar meu gasto energético, também pratico muita atividade física, como musculação e exercícios aeróbicos (corrida, bike).

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Foco total durante a semana

Algo que funciona muito bem para mim é ser regular na dieta durante a semana, manter uma rotina de alimentação regrada e saudável. Assim, eu me dou ao luxo de no sábado ou no domingo consumir o que desejo sem grandes prejuízos ao físico. Todos nós sabemos que comer muitas besteiras dificulta ter um baixo percentual de gordura, algo essencial para conquistar um corpo e, principalmente, um abdome definido.

Como disse, é muito difícil ter uma barriga trincada o ano inteiro. Mas é possível ter definição muscular durante longos períodos, com pequenas variações (fases com mais definição, fases com menos), se houver disciplina, principalmente durante a semana, e sem muitos excessos nos finais de semana.

Lembre-se: ter um corpo definido requer esforço, dedicação e muita disciplina!

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 63 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Adriana Miranda