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Adriana Miranda

Não desconte as emoções na comida durante a quarentena; veja dicas

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Adriana Miranda

Aos 62 anos, ela é palestrante e entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Procuradora aposentada do estado de São Paulo, está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

Colunista do UOL

06/05/2020 04h00

Estão sendo dias difíceis para todos. Dias de muita ansiedade e de uma mistura de sentimentos surreal. É medo, é insegurança, é inquietação! E em dias como esses, acredito que até mesmo as pessoas mais regradas e focadas nas dietas, estão sentindo dificuldade em manter essa rotina, não é mesmo?

E para aqueles que estão tendo o privilégio de se proteger em suas residências durante o isolamento social fica ainda mais difícil vencer o conflito interno com o arqui-inimigo da casa: a geladeira.

É muito difícil em um momento como este evitar que a ansiedade nos faça descontar as emoções na comida. Acredito que tem horas que realmente temos que respeitar o que estamos sentindo e as nossas vontades, porém, é importante também lutarmos contra a impulsividade alimentar, pelo bem da nossa saúde, da nossa imunidade e do nosso corpo.

É difícil, mas não é impossível! Algumas atividades simples são capazes de nos entreter a ponto de esquecermos a vontade de mastigar e, além disso, nos ajudam a tirar o foco das notícias ruins. Essa distração é importante e faz a diferença. Confira algumas dicas:

Música boa e treino

Reserve pelo menos 40 minutos do seu dia para se exercitar! E não faça isso sem colocar uma boa música para tocar. Escolha sua melhor playlist para esse momento e separe exercícios de alongamento, musculação ou outro que você realmente goste de fazer. Além de distrair a mente e esquecer da geladeira, você ainda estará fazendo um favor para sua saúde e seu corpo.

Organização e doação

Sabe aquele armário que há tempos você está tomando coragem para mexer? Pois bem, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Tire tudo do lugar, limpe, organize e separe para doar todas as coisas que estão em boas condições e que você não utiliza mais. Isso vai te fazer muito bem, eu garanto. E melhor, vai fazer bem para outras pessoas.

Receita saudável e momentos em família

Que tal aproveitar para fazer aquela receita saudável que você sempre quis, mas nunca teve tempo? Separe os ingredientes com calma e assista tutoriais na internet, depois, cozinhe com todo o carinho e monte uma mesa bem bonita para reunir todos que moram na sua casa. Um momento em família com um prato saudável preencherá seu tempo e vai encher seu coração de alegria.

São dicas simples, mas que podem amenizar a ansiedade. Apesar de serem dias difíceis, não precisam ser tristes.

Aproveite para se conectar com você mesmo e com as pessoas que você ama. Leia um livro que sempre quis ler, assista séries, filmes e documentários que estão na sua lista já faz tempo, faça coisas que te fazem bem.

Assim, ficará muito mais fácil vencer a guerra contra a geladeira e não descontar as emoções na comida.

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 63 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.