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Coronavírus: é possível manter a forma ficando em casa neste momento

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Adriana Miranda

Aos 62 anos, ela é palestrante e entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Procuradora aposentada do estado de São Paulo, está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

Colunista do UOL

25/03/2020 04h00

Em tempos de novo coronavírus, que causa a doença covid-19, as academias foram fechadas por que são geralmente lugares sem muita ventilação, com aglomeração de pessoas e equipamentos compartilhados, onde a chance de disseminação do vírus é ainda maior.

É necessário, sim, se afastar dos treinos e da rotina de exercícios por lá. Porém, não ir à academia não é motivo para não nos exercitarmos em casa neste momento.

É importante nos atentarmos ao fato de que o cenário da doença no Brasil ainda está menor que em outros países, mas tende a aumentar, por isso o ideal já é permanecer isolado e começar a adotar alguns cuidados.

Para realizar os treinos com mais segurança tanto para você quanto para os outros moradores de sua casa, confira quatro recomendações fundamentais.

  1. Uma prática simples, que já deveria ser um hábito da maioria das pessoas e que não pode ser esquecida, é a limpeza dos aparelhos compartilháveis com álcool em gel e lenços de papel. Se você tiver em casa halteres, colchonete, bolas, cordas, limpe antes e depois de usá-los.
  2. Use roupas adequadas. Mesmo estando em casa, o tênis é necessário na hora de fazer qualquer exercício. Ele diminui o impacto das atividades físicas nas articulações e te deixa mais seguro.
  3. Crie uma rotina de treino. Você até pode seguir uma regra simples de alternar os grupos musculares, mas é importante consultar um personal trainer para saber as limitações e montar um treino bem legal. Evite distrações, como celular ou televisão, e não se esqueça de alongar antes e depois.
  4. Alimentação é muito importante neste momento. Não se deixe levar pelo período em casa e mantenha o foco na dieta. Seguindo uma alimentação saudável, consequentemente nosso corpo e mente se manterão saudáveis.

É sempre importante lembrar que, mesmo não havendo contraindicações de se exercitar em casa, é aconselhável conversar com um médico e/ou personal trainer para avaliar seu estado físico e seguir as orientações dele, por telefone.

Outra coisa importantíssima e pouco lembrada no calor do momento é que manter a imunidade alta é uma excelente forma de se prevenir e proteger contra o coronavírus.

E, para isso, nada melhor que praticar atividades físicas moderadas, se alimentar bem, ingerir muita água e ter um sono de qualidade, não é mesmo? Tudo isso só fortalecerá ainda mais a sua imunidade. Ou seja, ter um estilo de vida saudável só favorece o funcionamento do corpo e ajuda a prevenir doenças.

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 63 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.