Topo

Adriana Miranda

8 hábitos errados que podem estar atrapalhando a sua dieta

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL

01/07/2020 04h00

Você já começou uma dieta e com o passar do tempo se sentiu desanimado por não ver os resultados esperados? Saiba que algumas dietas podem não funcionar por causa de hábitos errados do dia a dia bem fáceis de corrigir.

Às vezes, o fato de pular refeições, ficar muito tempo sem se alimentar ou até mesmo dormir pouco são fatores que atrapalham as dietas e, por isso, os resultados podem demorar a aparecer.

Porém, com organização, foco e muita disciplina, é possível modificar hábitos ruins e adotar de vez uma rotina saudável.

Erro número um: não procurar um profissional especializado para te orientar na dieta. Como cada corpo possui uma particularidade e precisa de um plano alimentar diferente, montar um cardápio com a ajuda de um profissional é muito mais assertivo e facilita na hora de organizar as refeições.

Erro número dois: ficar muito tempo sem comer ou pular refeições. É isso mesmo! Ao contrário do que muitos imaginam, quando o organismo demora para receber alimento, ele começa a reservar energia e desacelera o metabolismo para se defender, ou seja, ter sempre um lanchinho saudável por perto é indispensável.

Erro número três: achar que comprar produtos diet ou light é seguir uma dieta saudável. Se você ainda não sabe, produtos desse tipo nem sempre possuem baixos índices calóricos. É comum na embalagem estar escrito que não possui adição de açúcar, porém, na maioria das vezes pode conter um nível exagerado de sódio, o que não é saudável e atrapalha uma dieta.

Erro número quatro: um boa noite de sono é fundamental para alcançar resultados nas dietas. O corpo precisa descansar, se recompor e regular os hormônios. Por isso, dormir bem faz uma baita diferença e auxilia na perda de peso.

Erro número cinco: não se exercitar! Esse todo mundo já está cansado de saber, né? Não estabelecer uma rotina de exercícios só faz com que os resultados de uma dieta demorem ainda mais para aparecer. Por isso, não tem jeito, é preciso incluir de vez esse hábito na rotina, nem que seja apenas uma caminhada de 30 minutos por dia.

Erro número seis: beber álcool com frequência pode acabar com uma dieta, por mais balanceada que ela seja. O álcool atrapalha a perda de peso, pois as calorias consumidas são armazenadas no organismo como gordura. É claro que se permitir beber com os amigos em um sábado à noite, por exemplo, não irá atrapalhar todo o esforço da semana com a dieta, porém sempre com moderação!

Erro número sete: estresse!!! Além de atingir a maioria das pessoas, é também um grande vilão na perda de peso. Sofrer desse mal prejudica o funcionamento do metabolismo e atrapalha completamente os resultados de uma dieta. Mesmo sendo difícil, é preciso não deixar o estresse fazer parte da rotina.

Erro número oito: comer rápido demais. É preciso, sim, mastigar devagar para que o corpo faça uma boa digestão e o cérebro receba aquela sensação de saciedade, o que só irá contribuir com os resultados de uma dieta, já que consequentemente a fome demorará mais para chegar. Se você tem o hábito de engolir os alimentos, é hora de começar a prestar mais atenção quando começar uma refeição. Você vai precisar se cobrar até que isso se torne um hábito.

É claro que hábitos não são modificados da noite para o dia, mas o importante é ir aos poucos, é simplesmente começar! Ter a obrigação de alcançar resultados rápidos com uma dieta acaba tornando ela chata e difícil de ser seguida, por isso vá no seu tempo, mas comece agora mesmo mudando alguns hábitos errados que com certeza em pouco tempo notará uma grande diferença.

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 64 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.