Topo

Adriana Miranda

Desapega: saiba por que você não deve se preocupar tanto com a balança

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL

15/07/2020 04h00

Quero começar o texto de hoje com um conselho: desapegue da balança.

Se você deseja emagrecer, engordar, diminuir ou aumentar massa muscular corporal, de fato, a balança não é um bom parâmetro para avaliar se os seus objetivos estão sendo alcançados. Chega de se pesar todos os dias e ficar desanimado quando os números não saírem do lugar.

Mais do que ver a pesagem na balança, é necessário sentir as mudanças do seu corpo, o espelho é um ótimo conselheiro, principalmente pela manhã logo que você acorda.

Por exemplo, se o seu objetivo for ganhar músculo e perder gordura prepare-se para ver seu peso aumentar.

Quando você deseja reduzir a circunferência abdominal ou das pernas, por exemplo, você não vai conseguir saber o resultado apenas pesando na balança. Será necessário tirar as medidas para saber se está alcançando o resultado esperado.

Se o seu objetivo for somente perda de peso, aí, sim, a balança pode ajudar e você poderá ver que as medidas diminuíram e suas roupas ficaram mais larguinhas.

Mas lembre-se: existem muitas variantes. A roupa pode variar esse peso, o horário da pesagem e, inclusive, a balança. A retenção de líquido do seu corpo, o funcionamento do intestino e também a alimentação daquele dia. Então, não se preocupe com isso.

Diminuir a gordura do seu corpo e perder peso são coisas diferentes.

Perder peso é diminuir o valor numérico de sua massa corporal total, já emagrecer é reduzir a quantidade de gordura do corpo.

Tenha uma alimentação saudável e uma vida de exercícios ativa e, se possível, isso sim é extremamente importante, tenha um profissional acompanhando o seu progresso.

Quanto à balança, não se preocupe tanto assim com ela, goste do que você está vendo em você.

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 64 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.