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Como programar as refeições e escolher bem os alimentos na quarentena

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Adriana Miranda

Aos 62 anos, ela é palestrante e entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Procuradora aposentada do estado de São Paulo, está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

Colunista do UOL

20/05/2020 04h00

Ultrapassamos 60 dias de quarentena, ou seja, são mais de dois meses nos adaptando a uma nova realidade. E se, assim como eu, você também teve sua rotina completamente modificada e vem realizando atividades como trabalhar, se exercitar e se alimentar apenas dentro de casa, hoje quero compartilhar algumas dicas que poderão facilitar no planejamento das refeições e contribuir para que você consiga manter uma alimentação saudável e equilibrada, mesmo durante a quarentena.

A ideia é fugir dos alimentos industrializados e do famoso fast-food durante esse período de isolamento social e, consequentemente, aumentar a imunidade por meio da alimentação. Por isso, a dica fundamental é o planejamento das refeições. Pegue papel e caneta ou o seu celular, como preferir, e anote os dias da semana, os horários em que deverá se alimentar e quais alimentos irá comer em cada horário.

Feito isso, hora de pensar nos alimentos! Minha dica é: sempre muitos legumes e vegetais, frutas, oleaginosas, cereais, peixe e frango, evitando o excesso de carboidratos. Além disso, no planejamento das refeições, é fundamental ter momentos para se hidratar. Beba muita água e aproveite o friozinho para fazer alguns chás.

Essa organização é o primeiro passo e irá facilitar muito na hora de fazer a lista do supermercado.

Siga essas dicas que vão facilitar a sua organização:

  1. Crie um planejamento de refeições
  2. Faça uma lista dos alimentos que precisará comprar
  3. Não compre chocolates e doces
  4. Beba pelo menos 2 litros de água por dia
  5. Tente comer de três em três horas
  6. Não deixe de se exercitar

Mesmo listado por último, o momento do exercício não é o menos importante, viu?

A dica de comer de três em três horas pode ser uma boa pedida. Sem alimentos industrializados, chocolates e doces à vista na geladeira, fica mais fácil.

É claro que em um momento como o que estamos vivendo, a vontade de comer algo menos saudável acaba aumentando. Quando bater aquela vontade de comer guloseimas a minha sugestão é tomar um chá ou um café.

Precisamos ter foco e muita força de vontade, pois quando tudo isso passar queremos estar fisicamente bem e super saudáveis, não é mesmo?

Estabeleça metas para você, siga as dicas e planeje o seu cardápio e as suas refeições. Resista o máximo que conseguir a vontade de dar aquela famosa "jacada". Acredite em você. Você consegue!

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 63 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.