Topo

Jout Jout anuncia fim de canal no Youtube; relembre 5 vídeos marcantes

Jout Jout, que não postava vídeos há dois anos e meio, anunciou hoje encerramento oficial do canal  - Reprodução/Youtube
Jout Jout, que não postava vídeos há dois anos e meio, anunciou hoje encerramento oficial do canal Imagem: Reprodução/Youtube

De Universa, em São Paulo

23/07/2022 17h46

A youtuber Julia Tolezano, conhecida como Jout Jout, voltou a postar um vídeo neste sábado (23), após dois anos sem novos conteúdos no YouTube, para uma despedida: anunciou o encerramento do seu canal na plataforma.

Em 2019, Jout Jout informou que daria uma pausa até o Carnaval de 2020, quando começou a pandemia da Covid-19. "Estamos de volta para falar que chegou o momento de encerrar esse belo ciclo iniciado lá em 2014, com muito frio na barriga e nenhuma ideia de onde chegaríamos. Agora sabemos que chegamos num lugar massa e por isso merecemos um encerramento massa", anunciou no vídeo publicado neste sábado (23).

Natural de Niterói (RJ), ela é formada em jornalismo pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Na faculdade, conheceu Caio Franco, ex-namorado, parceiro de trabalho e personagem frequente nos vídeos do canal.

O conteúdo produzido pela jornalista de 30 anos foi um símbolo para uma nova geração de feministas, com suas conversas francas e didáticas sobre assuntos complexos como relacionamentos, comportamento, sexo e outros temas.

"Meu canal fala de obviedades, ele faz as pessoas se darem conta de coisas óbvias. Eu digo: o fato de o seu corpo ser diferente de um padrão de perfeição não quer dizer que você é horrível. E aí as pessoas se exaltam: "Nossa, verdade, não tinha me ligado, caraca!". Eu não dou informações novas, relembro as pessoas do que elas já sabem", disse em entrevista a Universa em 2018.

Relembre cinco vídeos que marcaram a trajetória da youtuber.

Vai de copinho

"Sabe quando você está menstruada e todos os cachorros do mundo querem ficar cheirando você? Seus problemas acabaram", brincou a youtuber em um dos primeiros vídeos do canal de Jout Jout que viralizou, em 2015. Nele, ela explica como funciona o coletor menstrual — em uma época em que o produto ainda não era tão popularizado e não existiam tantas marcas no mercado brasileiro como hoje.

Não tira o batom vermelho

Um dos vídeos mais marcantes de Jout Jout foi o intitulado "Não tira o batom vermelho". Nele, a youtuber falou sobre os dados de relacionamentos abusivos, como identificar uma relação que não está saudável e também sobre a importância da rede de apoio para sair desta relação.

"Muitas mulheres me param na rua até hoje por causa desse vídeo, para falar que eu as ajudei ou que ajudei uma amiga, tia, prima, irmã a terminar um relacionamento abusivo", contou Jout Jout em entrevista ao Correio Braziliense.

A falta que a falta faz

Em 2018, um vídeo da youtuber atingiu milhões de visualizações: uma resenha do livro infantil "A Parte que Falta", do poeta e ilustrador Shel Silverstein. O livro entrou para a lista de mais vendidos depois da publicação de Jout Jout.

O livro conta a história de um ser circular que não está completo e acredita que existe no mundo uma forma que vai completá-lo, fazendo com que se sinta plenamente feliz. Em uma metáfora sobre a vida, como analisa Jout Jout, ele parte em uma busca por esta parte que lhe falta.

"Não sei quanto a você, mas sempre falta um trocinho. Às vezes, falta muita coisa, às vezes só uma coisinha que parece um mundo de faltas. Pra muitos, falta o indispensável e aí o que falta pra você parece nada, mas é demais de onde você está olhando."

Vamos fazer um escândalo

Assim como outros temas feministas, ela também se debruçou sobre a chamada "cultura do estupro" e explicou, em um vídeo, como mulheres podem responder e se defender de situações machistas e misóginas. O vídeo foi publicado na época que uma participante do programa MasterChef, Valentina Schulz, sofreu assédio sexual na internet aos 12 anos.

Porquês, como e onde

O ex-namorado de Jout Jout, Caio Franco, foi um grande parceiro da youtuber, por trás das câmeras de vídeo, e o casal ganhou até o apelido carinhoso de "Cajout". Mas quando eles decidiram terminar o relacionamento em 2016, Jout Jout explicou aos fãs do canal as decisões que tiveram, em uma conversa franca sobre relacionamento aberto e também sobre a parceria dos dois, que continuou após a separação. "Não é fracasso", disse a youtuber sobre o término.