Topo

'Cunhada amamentou meu filho sem eu saber': atitude pode passar doença

Especialista aponta problemas que a amamentação cruzada pode gerar - Getty Images
Especialista aponta problemas que a amamentação cruzada pode gerar Imagem: Getty Images

Luiza Souto

De Universa, do Rio de Janeiro

19/07/2022 04h00

A operadora de telemarketing Carolina Lopes, 33 anos, estava introduzindo a fórmula do seu filho caçula, então com 8 meses, para tentar desmamá-lo e assim poder voltar a trabalhar. Até que um dia sua cunhada resolveu amamentá-lo sem o seu consentimento, simplesmente porque sentiu vontade. Além de ter lhe causado uma revolta muito grande pela atitude, ela se desesperou pelo fato de a irmã do pai de seu filho estar doente. A amamentação cruzada, que é justamente o nome que se dá ao que a cunhada de Carolina fez, não é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mãe também de uma criança de 5 anos, Carolina conta a Universa que foi passar o fim de semana na casa da família do seu ex-companheiro, pai de seu filho, e levou consigo a fórmula e outras comidas que estava introduzindo no cardápio dele.

Naquele dia, ela adormeceu, e quando acordou perguntou ao ex se ele tinha alimentado o bebê com a fórmula. Quando ele disse que sua irmã, que também tinha um bebê à época, o amamentou, Carolina conta que pulou da cama.

"Ainda gravaram a cena, achando que era a coisa mais natural do mundo. Para mim foi o fim do mundo, porque semanas antes ela e seu filho estavam com problema de saúde, manchas na pele, e fiquei muito assustada. Chorei e fiquei tão desesperada que fui embora com muito ódio ", descreve Carolina.

Senti que o vínculo da amamentação com meu filho tinha sido quebrado, como se um direito meu de ser mãe fosse tirado. Nunca vou esquecer. É uma situação bem chata.

Carolina conta que desde então não vai mais na casa da família do pai da criança nem fala com a cunhada. Quando o pai visita a filha, é sob sua supervisão.

"Eu falei para ele como estava me sentindo traída, e sua família considerou desnecessária a minha revolta. Eu tive problema para amamentar meu primeiro filho porque ao nascer ele ficou internado, depois fiquei com fissura no bico do seio e o leite empedrado. Foi todo um processo de dor para ainda passar por isso", lamenta.

Amamentação cruzada é um risco

A amamentação cruzada, quando a mãe entrega o seu bebê para outra mulher amamentar, é contraindicada pela Organização Mundial da Saúde e também pelo Ministério da Saúde porque aumenta o risco de o bebê ser contaminado com alguma doença, conforme explica a consultora de amamentação Amanda Sena.

"É diferente de quando uma mulher faz doação para um banco de leite, por exemplo, porque ali o material passa por uma triagem para garantir a segurança quanto a este leite", ela explica.

Caso haja realmente necessidade de outra mãe amamentar o seu bebê, ela deve passar por alguns exames para descartar doenças como HIV e hepatite B, que são os principais vírus que podem ser transmitidos pelo leite humano.

"Mas nem acredito que um profissional vá indicar isso porque não é recomendado mesmo. O correto é não fazer amamentação cruzada", atenta a especialista.