Topo

Conheça as sete categorias do Prêmio Inspiradoras 2022

Os nomes e as histórias das 21 finalistas serão revelados em reportagens especiais - UOL
Os nomes e as histórias das 21 finalistas serão revelados em reportagens especiais Imagem: UOL

10/06/2022 04h00

Já está em curso a curadoria de candidatas ao Prêmio Inspiradoras 2022, uma parceria entre Universa e o Instituto Avon. Procuramos mulheres que sejam protagonistas de iniciativas voltadas a três grandes temas:

Para cada um deles, há duas categorias diferentes e seis finalistas. Além disso, há uma categoria exclusiva para representantes Avon que atuem em qualquer uma dessas três causas. As iniciativas encabeçadas pelas 21 finalistas do prêmio precisam ter mostrado impactos positivos entre janeiro de 2020 e maio de 2022 em alguma parte do território nacional. Além delas, premiaremos com a menção honrosa uma mulher que seja líder de ações voltadas à proteção e o fortalecimento da democracia no país.

Ao longo dos meses de julho e agosto, revelaremos quem são as finalistas em reportagens especiais publicadas em Universa. Os nomes da homenageada e das outras sete vencedoras serão revelados em um evento previsto para acontecer na Casa Natura Musical, em São Paulo, no dia 20 de setembro.

Conheça a seguir cada uma das sete categorias.

Tema: Violências contra meninas e mulheres

CATEGORIA 1: Acesso à justiça

Reconhecer mulheres à frente de iniciativas que contribuam para promover, dentro dos sistemas jurídico e legislativo, a emancipação das meninas e mulheres em situação de violência.

CATEGORIA 2: Conscientização e acolhimento

Reconhecer mulheres à frente de iniciativas de informação, educação e acolhimento para o enfrentamento da violência contra as meninas e mulheres, relacionadas à intervenção, prevenção e/ou proteção.

Tema: Câncer de mama

CATEGORIA 1: Inovação

Reconhecer mulheres atuantes nas áreas de biomédicas, exatas ou humanas que descobriram, desenvolveram e/ou implementaram tecnologias ou metodologias sociais de atenção, atendimento, acolhimento e tratamento relacionadas ao diagnóstico ou tratamento do câncer de mama.

CATEGORIA 2: Informação para a vida

Reconhecer mulheres à frente de iniciativas que promoveram a conscientização dos direitos das mulheres em relação à detecção precoce e tratamento do câncer de mama e/ou o acolhimento de portadoras da doença.

Tema: Promoção da equidade de gênero e cidadania

CATEGORIA 1: Igualdade e autonomia

Reconhecer mulheres à frente de iniciativas da sociedade civil que promovam a equidade de gênero e a autonomia das mulheres.

CATEGORIA 2: Influenciadoras

Mulheres que por suas experiências de vida, projetos e conquistas tornaram-se grandes referências no campo da equidade de gênero, inspirando outras mulheres e contribuindo para a percepção da sociedade sobre a importância de homens e mulheres terem as mesmas oportunidades em todos os campos.

Todos os temas

CATEGORIA: Representantes Avon

Reconhecer Representantes Avon que tenham atuado de forma impactante em ações voltadas para o fortalecimento da saúde, da autonomia financeira e dos direitos relacionados à equidade de gênero, câncer de mama e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.

Sobre o Prêmio Inspiradoras 2022

A premiação é uma parceria parceria firmada entre Universa, a plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa de direitos fundamentais da mulher. Nossa missão é pesquisar e reconhecer iniciativas e, assim, dar maior visibilidade às mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras.

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está nas seguintes causas: enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e ao câncer de mama, incentivo ao avanço científico e à promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina.