Topo

Prêmio Inspiradoras chega à segunda edição; saiba mais sobre evento

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

07/07/2022 04h00

O Prêmio Inspiradoras chega à sua segunda edição tendo como missão pesquisar, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está em três principais causas: enfrentamento à violência contra a mulher, conscientização e pesquisa sobre câncer de mama e promoção da equidade de gênero.

A premiação é resultado de uma parceria firmada entre Universa, a plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil que realiza ações e apoia projetos para fortalecer a mulher brasileira. A novidade é que, nesta edição, o público pôde inscrever, até o fim de maio, brasileiras cujo trabalho fossem relevantes.

Ao longo deste mês e de agosto, divulgaremos as 21 mulheres que serão finalistas nas sete categorias do prêmio. O nome e o perfil de cada uma delas serão revelados em reportagens especiais e em conteúdos de redes sociais de Universa.

Assim que as finalistas forem divulgadas, estará aberta a votação online para o público em geral. Além disso, um corpo especializado de jurados será convidado a escolher as vencedoras, reveladas em um evento realizado no dia 20 de setembro.

Haverá também menção honrosa a uma mulher que tenha sido destaque recente na defesa da Constituição Brasileira e dos valores da democracia, com ações relevantes de enfrentamento à desinformação, ao cerceamento de liberdades e da pluralidade política e dos direitos individuais e coletivos.

Critérios de seleção

Inovação
A ideia é premiar mulheres que descobriram novas formas de atuar na transformação social das causas pilares do prêmio: enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, conscientização e pesquisa sobre câncer de mama e promoção da equidade de gênero e cidadania.

Relevância
Conta para a seleção a importância das iniciativas não apenas para as pessoas que são diretamente impactadas por ela, mas para a causa como um todo.

Impacto
A dimensão da iniciativa e o número de pessoas que se beneficia ou já se beneficiou do trabalho das finalistas também são levados em consideração.

Categorias

Mulheres que contribuam para promover, dentro dos sistemas jurídico e legislativo, a emancipação das meninas e mulheres em situação de violência.

Mulheres que lideram ações de informação, educação e acolhimento para o enfrentamento da violência contra as meninas e mulheres, relacionadas à intervenção, prevenção e/ou proteção.

Mulheres atuantes nas áreas de biomédicas, exatas ou humanas que descobriram, desenvolveram e/ou implementaram tecnologias ou metodologias sociais de atenção, atendimento, acolhimento e tratamento relacionadas ao diagnóstico ou tratamento do câncer de mama.

Mulheres que promoveram a conscientização dos direitos das mulheres em relação à detecção precoce e tratamento do câncer de mama e/ou o acolhimento de portadoras da doença.

Mulheres à frente de iniciativas da sociedade civil que promovam a equidade de gênero e a autonomia das mulheres.

Mulheres que por suas experiências de vida, projetos e conquistas tornaram-se grandes referências no campo da equidade de gênero, inspirando outras mulheres e contribuindo para a percepção da sociedade sobre a importância de homens e mulheres terem as mesmas oportunidades em todos os campos.

Representantes Avon que tenham atuado de forma impactante em ações voltadas para o fortalecimento da saúde, da autonomia financeira e dos direitos relacionados à equidade de gênero, câncer de mama e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.

Votação e regras do jogo

Podem concorrer à premiação mulheres com mais de 18 anos cujos trabalhos tenham impacto direto sobre brasileiras, preferencialmente aquelas residentes no Brasil. Outros detalhes sobre os critérios do Prêmio Inspiradoras estão acessíveis no Regulamento.

A votação para cada categoria será aberta no exato momento em que as finalistas forem anunciadas em Universa. Qualquer um pode votar. Para isso, basta clicar na sua favorita, na área destacada. O total dos votos populares terá peso um e será somado aos votos do corpo de jurados.

Deles, participam sete especialistas nas causas do prêmio, além de uma representante de Universa e outra do Instituto Avon. O corpo de jurados também será divulgado em reportagem publicada em Universa nos dias que antecedem à premiação.

A homenageada com a menção honrosa é escolhida internamente, pela comissão organizadora do Prêmio Inspiradoras e não é submetida ao júri.

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está nas seguintes causas: enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e ao câncer de mama, incentivo ao avanço científico e à promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina.