Topo

Trança boxeadora: passo a passo de como fazer

Trança boxeadora - Getty Images
Trança boxeadora Imagem: Getty Images

Karina Hollo

Colaboração para Universa, de São Paulo

08/06/2022 04h00

Ela é hit nas buscas nas redes sociais, incluindo Google e Pinterest (em 2021, por exemplo, teve um aumento anual de 150%!). Por render um penteado polido, arrumado, durável, e é a escolha tanto das lisas e onduladas como das cacheadas e crespas.


As tranças boxeadoras dão charme aos penteados e combinam com diversas ocasiões. Isso sem falar que trazem mais praticidade ao dia a dia e fazem sucesso com as mulheres que estão passando por transição capilar, porque ajudam a disfarçar a mistura de texturas e mantêm o look bonito enquanto os fios crescem.

Passo a passo

A trança boxeadora, na verdade, são duas tranças, uma de cada lado da cabeça e ambas invertidas. "Ou seja: ela passa a impressão de relevo na superfície do cabelo. Seu nome vem, claro, da inspiração nas atletas, sobretudo as boxeadoras", conta o hair stylist Wilson Eliodorio, de São Paulo.

Você pode encontrar algumas variações em que as tranças ficam mais próximas das orelhas, podem ser feitas somente com o cabelo natural ou encorpadas com fibras sintéticas para ter seu efeito aumentado. A seguir, Wilson ensina o passo a passo.

1. Divida seu cabelo ao meio para conseguir duas tranças;

2. Escolha uma das metades, separe três mechas do topo da cabeça e comece a trançar os cabelos --como uma trança embutida tradicional;

3. Tente manter uma linha reta enquanto desce pela nuca e vá "alimentando" cada uma das mechas com mais fios (é o momento para incorporar a fibra, se for usá-la) fazendo com que todos fiquem presos;

4. Quando chegar na nuca, continue o trançado normalmente até as pontas e prenda com um elástico.

5. Repita todo o processo com a outra metade do cabelo.

Trança boxeadora turbinada - Getty Images - Getty Images
Trança boxeadora
Imagem: Getty Images

O cabeleireiro Rudi Werner, do Rio de Janeiro, sugere aplicar gel modelador na mecha de cima e, em seguida, pentear levemente. "Separe a primeira mecha fina, mais próxima à testa, e divida em três partes. Comece a trançar os fios e vá puxando as laterais até o final da extensão do cabelo. Certifique-se de puxar bem para a trança ficar firme e retire todos os fios que não façam parte da divisão, já que nesse penteado a risca deve estar limpa", continua ele.

Lembre-se: os fios devem ser trançados passando um por baixo do outro. Prenda com um elástico de silicone da cor do cabelo e repita o processo do outro lado.

Como manter as tranças boxeadoras

Nunca se deve puxar muito as mechas para fazer as tranças, isso pode quebrar os fios ou causar algum problema no couro cabeludo. "Antes de dormir, coloque spray, fixador, pomada ou gel, coloque uma touca feita com meia calça ou de tecido seda para evitar o atrito do cabelo com a fronha. Isso ajuda a manter o penteado e evita o frizz", ensina Laiane Fuentes, proprietária da Fast Escova Mooca.

Tranças boxeadoras loiras  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ao fazer as tranças, não se deve puxar muito as mechas para evitar quebrar os fios ou causar problema no couro cabeludo
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Dicas ao soltar os fios

Na hora de tirar as tranças, é preciso ter muito cuidado e não sair arrancando tudo, de forma desordenada. "Não puxe, jamais, as raízes, quando for desfazer as tranças para evitar a queda. Também não tracione os fios para não quebrá-los. Tenha em mente que eles estarão mais frágeis por terem ficado presos por muito tempo", explica a tricologista Luciana Passoni, de São Paulo.

Outra dica importante e que vai garantir um cabelo mais saudável é que, ao soltar os fios e desfazer o trançado, você invista em hidratações com produtos específicos para revigorar e nutrir, massageando sempre o couro cabeludo. "Se as tranças forem mantidas por cerca de três a seis meses, dê intervalos de um mês entre um penteado e outro.

Para retirar, comece quebrando o elástico delicadamente, e desmanche de baixo para cima com cuidado, assim não danifica os fios do cabelo e faça uma hidratação, reconstrução ou cronograma capilar para fortalecimento do cabelo.

Trança boxeadora  - Getty Images - Getty Images
Ao começar qualquer tipo de trança, é importante estar com os cabelos completamente secos para evitar a proliferação de fungos e bactérias
Imagem: Getty Images

O perigo das tranças

Tranças muito apertadas, como penteado ou até disfarçar o período de transição pode ser prejudicial aos fios e ao couro cabeludo. "Os penteados muito apertados podem ser considerados fatores de risco para a alopecia de tração. A diminuição parcial de fios, nesses casos. ocorre mais próxima à testa ou acima das orelhas. Trança boxeadora, trança unicórnio, drealocks, rastafári e os coques das bailarinas estão, geralmente, associados aos danos capilares", alerta Luciana. O perigo são mesmo as tranças muito apertadas e que puxam a raiz.

Ao começar qualquer tipo de trança, é importante estar com os cabelos completamente secos para evitar a proliferação de fungos e bactérias. "As dores de cabeça e a descamação do couro cabeludo também são sintomas que podem surgir ao realizar as tranças com os fios úmidos", alerta a médica.