Topo

Cabelo curto: os 8 cortes mais pedidos no salão e como cuidar

O corte curto exige manutenção, mas é versátil e possibilita diferentes formas e texturas  - CoffeeAndMilk/iStock
O corte curto exige manutenção, mas é versátil e possibilita diferentes formas e texturas Imagem: CoffeeAndMilk/iStock

Karina Hollo

Colaboração para Universa

21/02/2022 04h00

A fim de passar a tesoura? Pode parecer radical, mas o poder de um corte curto é enorme e faz qualquer uma se sentir (e se ver como) uma nova mulher. Pense que cabelo curto pode ser a solução para eliminar química (como tintura, descoloração e alisamento, o caso de Agatha Moreira), pontas duplas — e dar aquela agitada no seu reflexo no espelho.

Eis que os bobs estão bombando nos feeds das redes sociais e na lista absoluta de mais pedidos dos salões, assim como shags, pixies, wolf cuts.

Antes de cortar você deve, lógico, considerar sua rotina, para garantir que seja capaz de arrumar o look sozinha. Vale também montar um kit de produtos que deem corpo e textura, como pomadas e ceras. Outra realidade: o corte curto acentua suas características faciais. Está preparada? Então, vem.

O curto para o seu rosto

"Quanto mais fino for o rosto, mais volume é importante ter nas laterais. O chanel bem curto, com volume nas laterais, por exemplo, fica lindo em rostos mais finos", diz Ricardo Rodrigues, do Riro Salon, em São Paulo. Ele observa que quanto mais largo, quadrado ou redondo é o rosto, menos volume perto das têmporas e queixo o corte deve ter. "Nesse caso, precisa ter menos volume embaixo e mais volume em cima, caso da Úrsula Corberó, de "A Casa de Papel" e da Charlize Theron."


De acordo com o hairstylist Marco Antonio de Biaggi, do MG Hair Design, em São Paulo, é realmente o momento do chanel, o French Bob Cut, que surgiu na França. O estilo chanel pode variar do ombro até próximo da orelha. "Pode ser reto, com as pontas desfiadas, repicado, voltado para frente", conta a hairstylist Sueli Vieira, do salão L'Officiel, em São Paulo. Mas qual? "Basta ver a JLo com seu one length, reto, sexy, secado com uma escova grande e finalizado com chapinha. Combina com qualquer formato de rosto, com exceção dos muito finos", diz Marco.

Selena também já usou todos os tamanhos de chanel. E seu último corte bombou nas redes. "O dela é o chanel de bico, com uma ponta mais comprida na frente, na altura da saboneteira, do colar — dá para colocar atrás da orelha, colocar um brincão. Seque com escova grande e use a chapinha só na ponta", ensina Marco.

Chanel reto, bem mais curto, na altura do queixo, como o da fashionista Lucy Boynton, também é uma opção. "Ele já é cortado com a risca no meio. E a finalização é feita com meia dúzia de babyliss largo, três de cada lado e pronto. Escova bem e fica assim: nem liso, nem cacho, nem onda. O novo messy look", explica Marco. Já o corte de Charlize Theron é feito cortado com a risca lateral, inspirado em Catherine Deneuve, com franjão, que fica lindo atrás da orelha. "Esse look você estiliza com escova + bobe de velcro. Solta e não penteia. De novo, fica bom para todos os tipos de rosto", diz.

Miley Cyrus também está de curtinho, com a frente toda repicada e atrás mais longo, na altura da saboneteira. "O cabelo é rock and roll total, inspirado no mito Debbi Harry, e o toque ousado ficou por conta do fundo escuro em contraste com o platinado. Ela vinha de um mullet, que também está na moda e usou divinamente", analisa Marco.


E tem o corte de Kirsten Stewart, divina como Lady Di, em "Spencer". Mesmo já um pouco crescido, ele é one length, reto, já cortado com risca lateral, finalizado com escova e bobe de velcro e depois amassado com dry xampu. "Um lado sempre atrás da orelha. Se o seu rosto for mais redondo, diminua o volume para equilibrar. Mas fica bem para todas!", garante o hairstylist.


Outro look muito requisitado é o pixie em diversas variações: bem curtinho, mais curto dos lados e atrás, com franja mais longa ou franja bem curtinha. Nesse caso, pede pomada spray para finalizar e separar as mechas. "A questão da adequação do corte à pessoa depende do tipo de cabelo, formato de rosto e, às vezes, vale transgredir regras!", fala Sueli.

Manutenção do corte

Os curtos em geral exigem uma manutenção mais frequente em termos de corte. "Por outro lado, facilitam a vida na hora da lavagem e são mais rápidos para secar, além de serem mais versáteis na hora da finalização permitindo o uso de diversos produtos que dão diferentes resultados em termos de textura, forma e aparência", acrescenta ela.

Produtos para estilizar

Anote aí: para tirar o frizz e dar formato ao curto, uma gotinha de óleo resolve. "Spray pode ajudar na hora de dar volume na raiz. E se for secar, opte por uma escova raquete — com protetor térmico, lógico", fala Ricardo. "Sempre indico também usar pomada ou cera para baixar os fios e desalinhar um pouco. Cabelo curto nunca pode ficar sem produto, ou não mostra o corte." Se o cabelo for cacheado, aposte em um finalizador para tirar o arrepiado e modelar a onda.