Topo

Universa Vê BBB

Casada com Douglas, do 'BBB', Carol fala de caso de racismo: 'Deu medo'

Carol, as filhas Morena, de 1 ano e meio, e Maria Flor, de 10 anos, ao lado do ator Douglas Silva - Reprodução/Instagram
Carol, as filhas Morena, de 1 ano e meio, e Maria Flor, de 10 anos, ao lado do ator Douglas Silva Imagem: Reprodução/Instagram

Nathalia Geraldo

De Universa

15/02/2022 04h00

Mãe de duas meninas e há 17 anos ao lado do ator Douglas Silva, o "DG" do "BBB 22", Carol Brito não tem mais tempo para si mesma há pelo menos um mês. Cuida das filhas, Maria Flor, de 10 anos, e Morena, de um ano e meio, da própria rotina e administra tudo que vai para as redes sociais do parceiro, neste momento, confinado. Douglas sequer sabe que, por ser negro, foi alvo de ataque racista em um site, no final de janeiro - o perfil do Instagram do ator fez até um pronunciamento sobre o caso e a polícia já identificou um suspeito que poderá responder por injúria racial ou racismo.

Carol sabe bem o que aconteceu e diz ter ficado com medo da situação. "Não imaginava que isso pudesse acontecer nesta proporção", contou para Universa, enquanto amamentava a filha mais nova. "Precisei até evitar de ir em alguns lugares com muita gente, para me proteger".

Formada em Psicologia, ela diz que entende como são as relações entre os participantes, a reação do público que opina sobre BBB nas redes sociais e ama e odeia a mesma pessoa em questão de segundos, mas questiona a "perseguição" que Douglas, segundo ela, tem sofrido dentro da casa. "Ele se dá bem com todo mundo, não tem motivo para ele ter recebido onze placas no Jogo da Discórdia. Entra aquela coisa do racismo", avalia, explicando que as participantes Bárbara e Laís comentaram que o ator teria "cara de raivoso".

Na noite de segunda-feira (14) a atitude de durante o "Jogo da Discórdia", DG foi elogiada pela audiência. A dinâmica consistia em uma espécie de júri. Um participante escolhia uma plaquinha e um brother e teria que defender a sua acusação. No fim, o júri formado pelo restante do elenco teria que votar se concordavam ou não. Quem perdesse, levava um banho de "água suja". Natália recebeu várias plaquinhas durante a dinâmica, e acabou recebendo quatro banhos. Após o jogo, Douglas foi um dos poucos a dar um abraço na sister e ser solidário com ela.

Com pouco menos de um mês de BBB no ar, Carol contou para Universa sobre o fato de ter se tornado "exemplo de família" dentro e fora das redes sociais, a carreira "tiktoker" da filha mais velha e sobre o que mais valoriza no parceiro. "Douglas tem o coração grande e coloca as relações em primeiro lugar".

Confira os principais trechos da entrevista.

UNIVERSA Ser formada em Psicologia ajuda a lidar com a participação de Douglas no BBB?
CAROL BRITO
Acabo vendo o programa com um olhar diferenciado, mas tem um pouco de ser "casa de ferreiro, espeto de pau", porque achei que estaria mais preparada para o que viesse por ser psicóloga. Agora, um mês depois, é que estou entendendo como funciona, a dimensão do programa.

Porque ele recebe muito amor, muitas mensagens de carinho, mas, principalmente no início, era muito hater. É aquele ditado "Prego que se destaca toma mais martelada". Como as pessoas não o conheciam, diziam que ele não sabia jogar. Então, no começo, eu chorava todos os dias e tinha vontade de ligar para a produção para pedir para tirar ele de lá.

Você acha que as redes sociais contribuem para essa relação de "amor e ódio" com os participantes?
Não dá para generalizar, algumas pessoas na internet conseguem ver o que ele é de verdade. Mas, há perfis de Instagram que cobrem reality e que são sensacionalistas, porque é isso que dá engajamento. Hoje, entendo que é mais fácil criticar algo ou alguém, que dificilmente vão elogiar. E também notei que não é só com Douglas, fazem isso com todo mundo.

Tudo isso é novo para mim. Inclusive não tá sobrando tempo para eu mesma, além da maternidade, das coisas do programa. Depois do paredão em que ele voltou, até passei mal, meu coração ficou batendo forte. Mas, agora estou parando de ler os comentários no Instagram, o que escrevem no Twitter.

Acompanhei o último BBB, gostava da Juliette, do Gil, de quem Douglas também gostava. Então perguntei para uns amigos: "Será que eles também sofriam isso? É normal?". E, sim, falam mal até mesmo de pessoas muito queridas.

Douglas fala o tempo todo de você e das filhas no programa. Fãs escrevem nas redes que vocês são um "exemplo de família". Como é estar neste lugar?

Nunca me senti assim, mas as pessoas já falavam isso quando nos viam, sim. Até dentro da casa, Douglas falou que estamos há 17 anos juntos e o Pedro Scooby abriu um olhão, surpreso. Brinco que eu e Douglas somos como Tom e Jerry; os dois com muita personalidade, que gera um choque.

Mas, nossos amigos comentam: "Vocês têm cinco minutos de atrito e já estão bem de novo". Quando falam na internet que somos referência, acho bonito. Mas tomo o cuidado de não florear muito, porque é possível, não é algo inalcançável. É se escolher todo dia.

Há um estereótipo racista de que homens negros são agressivos. Acha que Douglas contribui para romper esse estigma, dançando, se mostrando leve dentro da casa?
Espero que contribua. E ainda que ele não falasse das filhas, da família, não tem porque o colocar nesse estereótipo por ser homem negro. A agressividade é uma característica que existe em todo mundo, e é preciso ver as atitudes da pessoa: ela é agressiva ou da paz?

Rotular como agressivo sem perceber como ela se coloca, principalmente no "BBB", que é um jogo, é muito injusto.

Às vezes há pessoas que têm comportamentos iguais ou piores e não repercute tanto por aqui. Douglas é libriano, é sensível, brincalhão. Ele se preocupa com as pessoas.

Maria Flor, filha de vocês, é um sucesso nas redes, tem vídeos de Douglas e ela dançando no Instagram. Quando vocês liberaram essa vertente artística, para que ela fosse para a internet?
Não teve esse momento de liberar, porque desde que ela era pequena eu filmava o que ela fazia e publicava nas redes.
Já diziam que ela era igual ao pai, ator. Há uma filmagem em que ela está na casa da Regina Casé, cantando e dançando, e todo mundo parou para ver.

Douglas não queria que ela seguisse isso tão cedo, porque ele começou jovem e sabia das responsabilidades.
Mas, no ano passado, ela até fez um teste para participar de uma série em uma plataforma de streaming com o pai. E passou. Quando Douglas soube, até começou a chorar, e olha que é difícil ele chorar. Ela também ficou muito feliz.

Um vídeo em que Arthur Aguiar avalia o comportamento de Natália nas festas viralizou nas redes sociais. Douglas responde que "f*da-se" o que ele acha. Como é a conduta dele em relação às mulheres?
Ele não é machão. Talvez por fazer parte de um grupo de minoria, por ser negro, ele é preocupado com outras causas.
A causa negra, das mulheres... Estamos tentando colocar até um intérprete de Libras nos vídeos das redes sociais dele, porque sei que ele se preocupa com isso.

E, sobre mulheres, ele diz que somos nós que mandamos, na brincadeira: sou eu e mais duas filhas. Além disso, fizemos com que a equipe que cuida das redes dele seja de maioria feminina. São primas, minha irmã e amigas. Queria que a gente fizesse ali tudo de verdade, como ele agiria.

Ele sofreu um ataque racista em um blog no final de janeiro. Imaginava que aconteceria isso?
Não imaginava. A gente sabe que isso acontece na sociedade, mas sempre foquei no fato de que as pessoas estão se conscientizando sobre a questão racial. Não sabia que aconteceria nesta proporção. Fiquei com medo, parei de ir em lugares com muita gente, até para me proteger.

Agora, o advogado que me tranquilizou e está acompanhando tudo.

Para você, ele está sendo "perseguido" no reality como esse rótulo de agressivo. Por que tem essa visão? Douglas e Arthur foram os que mais receberam plaquinhas no Jogo da Discórdia. E as participantes já falaram que ele tem "cara de raivoso". Por quê? Por que ele é negro retinto? É por que ele tem uma voz mais grossa, ou por causa da cor da pele?

Universa Vê BBB