Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Eliezer e a síndrome do patrão: 'Jessi sabe quando passar uma vassoura'

Eliezer está no "BBB 22" - Reprodução/Instagram
Eliezer está no 'BBB 22' Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

01/03/2022 15h30

"Eu gosto muito dela. Ela é proativa, sabe quando passar uma vassoura, arruma a casa, faz faxina enquanto todo o mundo está dormindo." É absurdo, mas esta frase foi dita pelo designer Eliezer, no "BBB", para elogiar uma colega de jogo. A mulher, no caso, é Jessilane, a Jessi, professora e negra, que vive sendo criticada e rejeitada dentro da casa.

Como muitos outros homens do tipo, Eliezer mostrou sofrer da síndrome do patrão, aquela que faz com que os homens acreditem que as mulheres são suas empregadas. No caso exibido no programa, o absurdo é ainda mais sério porque Eliezer é um homem branco. Sim, muitos homens (e também mulheres) acham que pessoas negras são suas empregadas. Até dói escrever isso. Mas é fato.

Mas esse tipo de atitude vinda dos homens é tão comum que nós, mulheres brancas, também somos vítimas. Toda mulher já encontrou um cara com a síndrome de patrão pela frente. Toda turma de amigos tem pelo menos alguns caras assim.

Os realities imitam a vida e, podem reparar, na maioria deles, quem pega no pesado nas tarefas de casa são as mulheres (e vez ou outra um homem gay). Sim, já avançamos bastante na igualdade entre homens e mulheres. Mas o fogão e a pia continuam sendo uma grande barreira ainda não cruzada.

Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres brasileiras realizam quase o dobro das tarefas domésticas em relação aos homens. Entre casais e famílias, ainda cabe à mulher o trabalho pesado da casa na grande maioria das vezes. E, além disso, o Brasil é o país com mais empregadas domésticas no mundo. São cerca de 6,7 milhões, segundo a Organização Internacional do Trabalho. De acordo com o Ipea, 68% delas são negras.

O costume de ser servido é tão grande que homens como Eliezer conseguem realizar a proeza de olhar para uma mulher como Jessi e achar que essa é a sua função: cuidar da casa para que ele, sua majestade, fique de boa com os amigos.

Dentro e fora do programa, Eliezer tem sido chamado de "hétero top", uma expressão usada para designar aqueles homens fortões, machistas, pegadores e que se acham os "gostosos". Mas, infelizmente, não são só os caras desse tipo que sofrem dessa síndrome. Alguns homens "desconstruídos" e liberais também dão um jeito para que namoradas ou amigas façam mais tarefas domésticas do que eles.

"Ela passa vassoura bem", diz o cara. E, quando reclamamos, ainda levamos fama de chatas.