Topo

Conheça Makayla, a bailarina trans que substitui Brunna no balé da Ludmilla

A bailarina Makayla Sabino - Reprodução/Instagram
A bailarina Makayla Sabino Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

12/02/2022 04h00

Aos 22 anos, ela já dançou com Iza, Anitta, Luisa Sonza, Rebecca e Lexa. Também já deu aulas fora do Brasil e conquistou cinco prêmios de primeiro lugar em competições de dança em Paris. Agora, Makayla Sabino chega ao balé da Ludmilla para substituir Brunna Gonçalves, bailarina e esposa da cantora, enquanto ela está confinada no Big Brother Brasil.

"Obrigado, Ludmilla, pela oportunidade de estar nessa caminhada com vocês", escreveu, no Instagram, quando fez a estreia na equipe da funkeira e pagodeira, no último domingo (6), em São Paulo.

Makayla Sabino é nascida e criada no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, onde deu os primeiros passos para a carreira artística: primeiro no teatro e, só mais recentemente, em 2016, na dança.

Em entrevista a Universa, ela conta que suas duas maiores realizações aconteceram em 2019: dançar com Anitta no Rock in Rio e retificar o nome em seus documentos.

"Transfobia ainda é muito presente"

Em entrevista a Universa ela contou que a dança nem sempre foi um sonho, mas que, quando começou, ouviu muitos "nãos" na carreira por ser trans.

"Desde meu primeiro artista, como bailarina, senti diferenças. Isso impactou totalmente minha carreira. Recebi muitos "nãos", ouvi que precisava de mulheres de verdade para determinados trabalhos, que eu teria problemas por conta do figurino. Sofri muita transfobia e ouvi muitos "não" até chegar onde cheguei", conta.

"Quando comecei a entrar no mercado de trabalho, ainda não existiam muitas oportunidades, as portas ainda não estavam tão abertas como hoje. Eu fui uma das pessoas aqui no Rio, fui uma das primeiras mulheres trans a fazer parte do balé de um artista grande. Isso vai abrindo as portas para outras como eu trabalharem".

A bailarina Makayla Sabino - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
A bailarina Makayla Sabino - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Aos quase seis anos de carreira na dança, Makayla percebe que a percepção em relação às pessoas trans mudou para melhor e que a transfobia é muito menos frequente, mas ainda está presente — dentro e fora do universo profissional.

"A transfobia ainda é muito presente, não só no ambiente de trabalho, mas na vida", percebe. "Graças a Deus, sempre trabalhei com pessoas que tinham bastante consciência. Claro que uma ou outra comete erros, mas faz tempo que não tenho dor de cabeça"

Makayla sonha em seguir carreira internacional e dançar com artistas como Cardi B, Rihanna e Beyoncé. Mas, antes disso, espera outra realização: a cirurgia de redesignação sexual - desde 2020, ela mantém uma vaquinha virtual para arrecadar fundos para o procedimento, mas ainda falta mais quase 80% do valor para completar a meta.

"Esse é meu maior propósito. A vaquinha ainda está acontecendo e espero conseguir. É uma cirurgia muito cara, não tenho como arcar com todos os custos".