Topo

Solstício de verão é oportunidade para pedir por saúde. Veja como comemorar

Solstício de verão é momento perfeito para pedir por mais saúde e energia - Jill Wellington/Pexels
Solstício de verão é momento perfeito para pedir por mais saúde e energia Imagem: Jill Wellington/Pexels

Camila Eiroa

22/12/2021 04h00

A entrada oficial do verão acontece no dia 21 de dezembro, junto com a entrada do Sol em Capricórnio. O início da temporada mais quente do ano marca, no Hemisfério Sul, o festival de Litha, uma antiga celebração pagã que comemora o solstício de verão e celebra a abundância, a fertilidade e a saúde que vêm junto com essa temporada em que os dias se tornam mais longos do que as noites.

As festividades podem ser feitas três dias antes e três dias depois do início da estação e, entre os hábitos mais comuns e tradicionais da data, estão chamar o calor do fogo para simbolizar o ápice do Sol e pular fogueiras. Algo que parece familiar para quem comemora, em junho, as festas de São João. No entanto, não se trata de mera coincidência.

As festas juninas acontecem em junho, quando o solstício de verão ocorre no Hemisfério Norte e, no Sul, acontece o inverno. Devido ao fato de o Cristianismo ter incorporado muitas práticas pagãs ao seu repertório, acabamos perdendo a sincronicidade dessas comemorações com os ciclos da natureza.

O Natal, por exemplo, carrega diversas simbologias invernais, como a neve, remetendo ao festival pagão Yule. Esses simbolismos fazem alusão ao nascimento do menino Jesus e ao clima no Hemisfério Norte. Algo que não combina com o calor dessa época para nós, não é mesmo? Pobre Papai Noel!

De maneira geral, as festividades da Roda do Ano são oportunidades de nos reconectarmos com a natureza ao redor e percebermos os sinais que ela traz. Essa é uma forma de entrar em harmonia com os nossos próprios ciclos, que também correm de acordo com as influências externas, como as estações. Mas isso não invalida outras comemorações típicas do período natalino e nem vai contra a fé individual de cada um.

Veja abaixo como comemorar o solstício e receber a energia do Sol em seu ápice!

Dançando com o fogo

Como nos antigos festivais de Litha a fogueira era um símbolo poderoso de transmutação e vitalidade, é possível aproveitar a força do solstício de verão para trazer o fogo enquanto elemento de purificação. Para isso, você pode acender uma vela, um caldeirão ou uma fogueira e dançar ao redor das chamas. Observe como as labaredas do fogo se movimentam e deixe-se levar por esse compasso.

Peça para que o elemento traga mais vitalidade para o seu corpo físico e energia para encarar os últimos dias do ano, que são sempre extremamente corridos. Enquanto elemento que representa diretamente a força do Sol, o fogo tem a capacidade de expandir a nossa energia e a energia daquilo que estamos pedindo.

Limpando os pensamentos

Ainda estaremos na força da Lua cheia, que estará caminhando rumo à fase minguante. Isso possibilita trabalhar uma percepção mais clara e focada sobre tudo aquilo que não devemos levar adiante em 2022.

Assim como o verão vem trazer mais luz e calor aos dias que foram mais frios, introspectivos e cinzas na estação anterior, o solstício permite fazer escolhas assertivas sobre como seguir daqui para frente. Se a estação passada foi de reflexão, chegou a hora de sair da caverna rumo à nossa melhor versão. Por isso, dedique-se a clarear todos os cantos dos seus pensamentos a fim de encontrar o que deve ser descartado e o que deve ser expandido.

Encarando o espelho

Para os antigos pagãos, o solstício de verão traz a força da vitalidade do Deus Sol, representado pelos aspectos da polaridade masculina. Sendo assim, é uma época favorável para despertarmos para o reconhecimento de quem nós somos. Quais as nossas potências? Onde está nossa beleza? O que desejamos fazer?

Questionar-se sobre esses assuntos em frente a um espelho, enquanto olha diretamente para seus olhos, é uma forma de se conectar com a energia do festival. Busque fazer afirmações positivas que ajudem a despertar seu poder pessoal e o reconhecimento de todas as suas potências. Encarar nosso reflexo por pelo menos 5 minutos pode trazer uma grande conexão com nossa força.

Consagrando frutas e ervas

O solstício de verão, para os antigos, é a época mais propícia do ano para colher e consagrar frutas ou ervas, que são usadas durante os próximos meses para preparos culinários e chás. Acredita-se que, nesta época, todos os frutos da terra estão em seu auge de energia e, portanto, de componentes nutritivos.

Consagrar significa trazer o sagrado para aquele objeto ou elemento, no caso, frutas e ervas. Monte um altar com flores que remetem ao verão, como o girassol, acenda velas laranjas e disponha sua colheita de maneira harmônica no centro do altar. Você também pode acender um incenso e colocar um copo ou uma taça com água. Assim, com a força dos quatro elementos e do verão, você colocará a energia do sagrado nas suas ervas e frutas.

Mais saúde

Como os antigos pagãos celtas acreditavam, no solstício de verão, o Sol, que corresponde ao Deus, está em seu ápice de energia. Simbolizando, assim, um momento em que podemos receber ou buscar mais vitalidade, saúde e consciência.

Portanto, aproveitando o ensejo de final de ano, é hora de focar nas promessas que visam melhorar a alimentação, expandir hábitos de exercícios físicos e programas de fortalecimento da imunidade. Se o objetivo para 2022 é manter a boa saúde ou torná-la ainda melhor, aproveite Litha para firmar seus compromissos consigo mesmo!

Espalhe alegria pela casa

De maneira geral, o solstício traz a oportunidade de recebermos as bênçãos do Sol em seu ápice. Por isso, é hora de espalhar alegria em seu lar e também para as pessoas que te cercam. Escolha as músicas mais animadas e que trazem vontade de dançar e celebrar a vida. Coloque para tocar todas as manhãs e receba os dias quentes de verão de peitos abertos. Afinal, alegria é algo que contagia e a principal ideia desse festival é compartilhar felicidade entre as pessoas queridas e espalhar a energia do Deus Sol para todos!