Topo

Vênus, regente do ano, encerra 2021 retrógrado. Amores frágeis não resistem

Vênus, regente 2021, encerra o ano retrógrado. Amores frágeis não resistem - Giulia Bertelli/Unsplash
Vênus, regente 2021, encerra o ano retrógrado. Amores frágeis não resistem Imagem: Giulia Bertelli/Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

19/12/2021 04h00

A partir de 19 de dezembro e até 29 de janeiro de 2022, Vênus fica retrógrado em Capricórnio. O planeta, considerado pessoal por exercer influência direta sobre a nossa individualidade e sentimentos, trará resultados bastante intensos para a virada do ano. O principal motivo para esse efeito potencializado é que Vênus foi o astro regente de 2021, portanto, com uma retrogradação, é como se ele anunciasse que não devemos partir para o próximo ciclo sem antes rever tudo o que aconteceu nos últimos meses.

"Encerrar 2021 com Vênus retrógrado traz a ideia de levar para o próximo ano apenas aquilo que é necessário e prioritário. Afinal, esse movimento enxuga todo o excesso e o desperdício de energias. Amores frágeis, por exemplo, não resistem a esse trânsito, assim como nada que está sobrevivendo de aparência. É hora de colocar valor nas reais prioridades", alerta a astróloga Marília Yazbek (@astrologia.mariliayazbek).

Marília explica que, enquanto Mercúrio fica retrógrado de três a quatro vezes no ano, Vênus fica retrógrado apenas uma vez, geralmente pelo período de 40 dias. Esse fato faz com que seja uma retrogradação com mensagens mais profundas e trabalhos mais intensos. Como o planeta rege o amor, a beleza, a arte, os sentidos e as finanças, esses são os assuntos que pedirão revisões e finalizações.

Tendências e influências

Por sua vez, Capricórnio, onde ocorre a retrogradação, é um signo que cuida do passado, das ambições, do dinheiro, do trabalho e das responsabilidades. Segundo a astróloga, podemos esperar desse período o surgimento de dívidas, taxas, impostos e outras contas que ficaram esquecidas e agora precisam ser pagas com juros. Além de pessoas que mexem com nossos sentimentos voltando das profundezas.

"Outras tendências são um possível descontentamento com o trabalho, o fato de nossos desejos parecerem pouco gratificantes, o aumento da procura por procedimentos estéticos que combatem o envelhecimento, a insatisfação ou a pouca paciência para cuidar da aparência, arrependimento de mudanças estéticas, baixa libido, gastos apertados e revisões em parcerias", conta Marília.

Apesar disso, a astróloga destaca que os trânsitos planetários que acontecerão com essa retrogradação são, em sua maioria, bastante benéficos, com exceção das conjunções envolvendo Sol e Plutão. Além de intensificar seus efeitos, elas trarão à tona todos os jogos de poder e manipulação, principalmente aqueles que envolvem dinheiro. Relacionamentos que estão se segurando por conveniência material ou aqueles em que o parceiro ameaça ir embora devem ir por água abaixo.

O que esperar

"Poderemos ver também denúncias de abusos dentro do ambiente de trabalho. Todos esses assuntos ganham muita evidência, inclusive midiática, e as pessoas por trás disso serão expostas. Por outro lado, o sextil com Netuno e o trígono com Urano sopram bons ventos! Grandes mudanças, alguns milagres e desfechos inesperados, mas que trazem alívio e aprendizado, podem ocorrer. O pensamento positivo aqui é fundamental. Lembre-se de ser flexível e saiba ceder para que o outro também ceda", aconselha Marília.

A astróloga destaca que os signos mais beneficiados serão Capricórnio, Touro, Virgem, Escorpião e Peixes, em qualquer posição forte no mapa astral. Já os signos que sentirão essa energia de maneira mais desafiadora serão Áries, Câncer e Libra. Observe onde eles estão marcando forte presença no seu mapa para saber as áreas tocadas pela retrogradação. Segundo ela, pessoas com Capricórnio forte do mapa, mas principalmente no ascendente, podem perceber um maior surgimento de cabelos brancos

"O mais importante de destacar é que vamos entrar em 2022 com Vênus estando retrógrado. Isso destaca a importância de não nos esquecermos de tudo o que passou no último ano. Nessa virada de ano, valorize o pequeno, o crucial e o indispensável. É hora de celebrar como nunca, mas sem exageros ou ostentações", aconselha Marília.