PUBLICIDADE

Topo

Amigos, amores, bens: veja signos que desapegam de tudo. Áries é um deles

Fernando Brasil/Unsplash
Imagem: Fernando Brasil/Unsplash

Claudia Dias

Colaboração para Universa

20/10/2021 04h00

"Indiferença, falta de interesse. Ausência de apego, de afeição". No dicionário, o termo desapego se apresenta como característica negativa, insinuando que a pessoa não está nem aí para tudo o todos. A afirmação faz sentido, é claro, mas na vida real, ser desapegado pode ser uma peculiaridade que vai muito além do desdém por assuntos coletivos.

Pode ser uma forma de encarar a realidade de maneira mais leve. Pode, também, mostrar a não necessidade de se ater a algo ou alguém para ser feliz. Ou, simplesmente, pode ser a maneira de uma pessoa mostrar-se mais minimalista em várias áreas da vida.

Questões existenciais à parte, a astrologia pode revelar como cada indivíduo se relaciona com isso, a partir da essência dos signos solares (ligados à data do nascimento). É o que mostra, a seguir, a astróloga e psicanalista Bianca Ballesteros. Ela conta quais signos são mais desencanados de tudo e os que não são bons em abrir mão das conquistas.

Desapego x zodíaco - quais signos lidam melhor?

Áries
O ariano é desprendido por natureza, até mesmo em função do seu comportamento inconstante, reflexo do elemento Fogo. Quem é de Áries pratica o desapego com certa frequência, não importando a área da vida - inclusive relacionamentos amorosos e amistosos podem ser incluídos neste cenário.

Touro
Já o taurino é o mais apegado do zodíaco. Cola em coisas e pessoas com a mesma naturalidade com que respira. Isso não tem a ver apenas com questões sentimentais: por ser prático (como todo signo de Terra), Touro precisa se sentir seguro, tentando controlar o que e quem estiver ao seu redor.

Gêmeos
Desprendido e despretensioso, o geminiano praticamente desconhece o senso de apego. Gosta de qualquer coisa e de qualquer pessoa e não costuma se fixar a ninguém. Além do mais, alegra-se até com situações pequenas, o que lhe rende a alcunha de "criança do zodíaco", justamente por ter essa veia mais liberal.

Câncer
Realidade: quem é de Câncer concorre com o nascido em Touro em termos de apego. Mas, diferentemente da turma ligada ao elemento Terra, o canceriano, que é da Água, é muito sentimental. Por isso, acaba se atendo basicamente a pessoas e ao passado.

Leão
O leonino é muito apegado, sim, mas a si mesmo. Quando consegue se desprender da própria imagem, revela um afeto quase exagerado a tudo que tem valor. Leão gosta de itens bons e caros e cuida muito bem de suas posses. Nas relações pessoais e afetivas, costuma exercer essa possessividade da mesma forma.

Virgem
O virginiano, por sua vez, se mostra bastante controlador e alguém que se fixa a itens, situações e pessoas com certa facilidade. Quando sente que pode confiar em alguém, costuma se conectar sem muita resistência. Em contrapartida, não lida bem quando precisa "desapegar" de algo ou alguém, já que necessita estar no controle.

Libra
Quem é de Libra é apaixonante e apaixonável. Assim, costuma se apegar facilmente a qualquer pessoa que lhe dê atenção. No outro lado da corda, sofre demais quando perde seu objeto ou indivíduo de apreço, principalmente sob a ótica emocional, que ganha ainda mais peso se o libriano apresentar baixa autoconfiança.

Escorpião
Já o escorpiano é extremamente possessivo, não gosta de compartilhar nada nem ninguém. Também exige lealdade e fidelidade inquestionáveis. Na real, o apego de Escorpião está mais para sentimento de posse do que de conexão intensa.

Sagitário
A turma de Sagitário vive de forma leve. O único apego possível é pela coleção de malas sempre prontas para seguir direto para o aeroporto, rumo a qualquer novo destino. De fato, quem nasce nos dias do signo desconhece o sentido de tal palavra.

Capricórnio
O capricorniano é absolutamente desprendido e muito racional, utilizando-se de uma espécie de armadura sentimental na tentativa de não se ligar a ninguém - o que costuma funcionar muito bem. Mas, assim como acontece com Touro, Capricórnio tem muito apego material.

Aquário
O nascido em Aquário está sempre transitando entre os mais variados grupos de pessoas, se relacionando com todo mundo e não sendo lá muito fiel. Desta forma, também é alguém que não pode exigir muito comprometimento por parte dos outros, o que demonstra que não se apegar é sua meta de vida.

Peixes
Carente e emocionalmente frágil, Peixes é apegado desde sempre. Tende a a criar dependências com bastante facilidade. O apego pisciano é tanto que chega a sufocar as pessoas que ama, exigindo um trabalho de fortalecimento do amor-próprio para deixar de agir assim.