Topo

Virgem é crítico e Leão não quer se desculpar. Como signos lidam com erros?

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

16/10/2021 04h00

Errar, todo mundo erra - uns mais, outros menos -, mas não se pode dizer o mesmo sobre quem se arrepende das pisadas de bola. Apesar de a maioria das pessoas se autoavaliar e voltar atrás, tentando consertar a falha, há quem não se importe ou prefira deixar o dito pelo não dito.

Parte dessa postura pode ser compreendida pelo viés astrológico, já que a essência dos signos solares dá pistas sobre o comportamento esperado de cada indivíduo.

É o que mostra, a seguir, a especialista Luana Sudré, da equipe do Astrocentro. Ela conta como os representantes do zodíaco lidam com a questão do arrependimento.

Áries
Sabe aquela pessoa que, de repente, fala algo sem muita lógica? Provavelmente se trata de uma ariana, impulsiva por natureza. Como tudo que for feito ou dito em momentos como esse pode virar foco de arrependimento, Áries também se arrepende, mas faz isso de forma calada, a sós no quarto, quando deita a cabeça no travesseiro. Mas esse peso de consciência não dura muito: logo a vida retoma seu ritmo, o nativo do signo esquece o que fez e segue sem dramas.

Touro
Arrependimento passa longe do taurino. Orgulhoso ao extremo, jamais olha para si mesmo e se enxerga como a pessoa errada. Também é teimoso desde que nasceu. Além disso, o tempo que Touro demora para tomar uma decisão ou agir na vida exclui qualquer possibilidade de remorso.

Gêmeos
Quem nasce em Gêmeos trabalha bem a autocompaixão e sabe que: 1) todo mundo erra; 2) o ser humano é falho; e 3) não é possível acertar todo dia. É por isso que o geminiano bate no peito, observa e assume seus atos tentando mudar e pede desculpas, se necessário. Mas se alguma pessoa falhar com ele, essa compreensão pode não ser a mesma.

Câncer
O canceriano lida com arrependimento de forma difícil. Isso ocorre porque o rancor e a memória do passado são muito característicos desse signo. Se alguém erra com ele, jamais esquece. A primeira atitude que adota quando uma pessoa pisa na bola, Câncer recorre às suas lembranças para saber quem errou primeiro. Como existe um lado dramático bem forte entre os nativos do signo, é provável que chore e se lamente até ser desculpado.

Leão
Orgulhoso desde sempre, Leão não é de se arrepender, muito menos de pedir desculpas. Embora saiba reconhecer que cometeu um equívoco, seu ego costuma falar mais alto. A forma do leonino se redimir não está na verbalização de pedidos de desculpas, mas em presentes ou um agrados especiais para quem foi afetado. Há quem veja isso como uma tentativa de "suborno", mas se trata mesmo da maneira que o nativo do signo encontra para se desculpar.

Virgem
Signo muito autocrítico, Virgem também tem o perfeito entendimento de que, para crescer e evoluir, é necessário errar - ele acredita que é fazendo errado que se aprende e se prepara para não cair na mesma situação novamente. Trata-se de um pensamento racional que revela de forma bem clara o jeito que o virginiano lida com o arrependimento, que é tentando evoluir.

Libra
Eis um signo que precisa da aprovação dos outros e, por essa razão, costuma se arrepender bastante quando sente que falhou em algo. Além do mais, como se esforça além da necessidade para agradar, ao se penitenciar por determinada situação, Libra entra em um looping (quase) infinito de se sentir excluído e deixado "de canto".

Escorpião
A turma que nasce nos dias de Escorpião não tem muito contato com o arrependimento, digamos assim. Por observar muito - os outros e a si mesmo - o escorpiano só toma atitudes muito bem pensadas e calculadas. Isso significa que voltar atrás não costuma estar nos seus planos, uma vez que nem chega a fazer algo que possa mudar de ideia posteriormente.

Sagitário
Resumindo a história, o sagitariano é aquele que, quando se arrepende de algo que fez ou disse, analisa e situação e tenta encontrar a melhor maneira de reverter sua atitude. Se não descobrir como resolver, o nativo de Sagitário "segue o baile". No seu pensamento, qualquer problema sem solução já está solucionado.

Capricórnio
Já quem nasce em Capricórnio, ao se dar conta que agiu mal, costuma ignorar o próprio pensamento. Finge que não fez nada e age normalmente com a pessoa envolvida, para tentar amenizar o clima. Pedir desculpa é algo meio distante entre a turma capricorniana. Por outro lado, o nativo sabe calcular muito bem as próprias atitudes, justamente porque compreende que erros existem.

Aquário
O nativo de Aquário não se arrepende muito do que faz. Para ele, trata-se de algo "brega e desnecessário". Além do mais, acredita que errar faz parte da vida e quem fica se martirizando por algo que não devia ter feito está fazendo uma escolha pessoal.

Peixes
Por fim, o pisciano usa seu jeito distraído para justificar eventuais arrependimentos. Sabe aquela coisa de falar algo que não devia porque esqueceu que não podia mencionar? Isso retrata muito a atitude de Peixes, que acaba se desculpando, tentando se explicar e, por fim, ri da situação - que tem boas chances de virar uma grande piada.