Topo

Lorena Improta fala de melancolia pós-parto: saiba o que é baby blues

A influenciadora Lorena Improta - Reprodução / Instagram
A influenciadora Lorena Improta Imagem: Reprodução / Instagram

Ana Bardella

De Universa

10/10/2021 16h26

A influenciadora Lorena Improta, casada com o cantor Léo Santana, usou as redes sociais para falar sobre o período pós-parto da filha, Liz, que nasceu no dia 26 de setembro. Ela relatou episódios de melancolia.

Está sendo desafiador, toda hora eu chorava. Estou feliz, tenho uma rede de apoio surreal, mas, mesmo assim, a gente fica exausta. Eu fico me culpando, por que estou sentindo essa melancolia? Não tenho por que, não preciso, não quero.

Emocionada, ela disse que os sentimentos costumam piorar à noite e justificou sua ausência no Instagram. "Preciso estar bem para poder aparecer", resumiu.

Consultada por Universa, a psicóloga Renata Savari explica que muitas mulheres passam por processo semelhante nas primeiras semanas depois do parto, que leva o nome de baby blues. Entenda:

O que significa baby blues?

A psicóloga explica que o baby blues está associado ao puerpério e aos sentimentos da mãe durante esse período. "Estudos apontam que ele acontece com 80% das mulheres no pós-parto e costuma surgir uma ou duas semanas depois do nascimento do bebê", diz. Os principais sintomas são choro frequente e sem motivo, hipersensibilidade, ansiedade, cansaço, dificuldade para dormir, desânimo, tristeza e, em alguns casos, uma preocupação excessiva com o recém-nascido.

Por que o baby blues acontece?

Trata-se de uma associação de fatores hormonais com emocionais. "Logo após o nascimento, existe uma queda dos níveis de estrogênio no corpo feminino, o que afeta diretamente o funcionamento dos neurotransmissores, que ativam as substâncias que proporcionam a sensação de bem-estar ao organismo. Por isso, pode haver uma sensibilidade excessiva enquanto o corpo se adapta e os hormônios se reequilibram", esclarece.

Com relação ao psicológico, o que acontece, segundo a especialista, é uma espécie de choque de realidade. "A maternidade é muito romantizada. A sociedade espera que, logo depois de dar à luz, a mulher esteja feliz, com a família em volta, realizada. Mas nem sempre as mulheres podem contar com o apoio de terceiros, têm um relacionamento satisfatório ou se sentem confortáveis logo de cara com as tarefas envolvendo o bebê", aponta.

Ou seja: além do cansaço físico, pode existir ainda uma cobrança excessiva sobre como encarar a maternidade.

Quanto tempo dura o baby blues?

A notícia boa é que a fase emotiva costuma passar, sem necessidade de medicação, em cerca de duas semanas. Mas a psicóloga alerta: caso os sintomas estejam muito intensos, vale a pena procurar a ajuda de um profissional.

"Se o sentimento de tristeza durar por mais tempo e vier acompanhado de pouco interesse pelo bebê, dificuldade em criar vínculos afetivos com ele, falta de apetite, desmotivação geral ou pensamentos suicidas, é imprescindível se consultar com um psiquiatra, pois pode se tratar de um quadro de depressão pós-parto."