PUBLICIDADE

Topo

Signos têm verbo "mais forte" no perfil: Libra equilibra e Câncer acolhe

Para librianos, vale mediar relações e criar conexões; o verbo é "equilibrar" - SolStock/Getty Images
Para librianos, vale mediar relações e criar conexões; o verbo é "equilibrar" Imagem: SolStock/Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

19/09/2021 04h00

Se a vida pudesse ser definida por um único termo que expressa ação, você saberia dizer prontamente o seu? Ok, realmente não é fácil resumir vivências, estilos e gostos, propósitos e narrativas em um só verbo. Porém, há alternativa para quem não consegue encontrar a melhor definição: recorrer à astrologia.

Isso porque cada representante do zodíaco tem simbolismos que envolvem as essências particulares. Para entender quais são essas interpretações e conhecer a palavra-chave de todos os signos, recorremos à astróloga Virginia Gaia, que também é taróloga e psicanalista.

A seguir, ela explica o que há por trás dos "verbos zodiacais".

Signos e suas atitudes mais fortes

  • Áries: "Começar"

Sendo o primeiro representante do zodíaco, Áries marca o início do ano novo astrológico, que coincide com a chegada da primavera no Hemisfério Norte, ou seja, quando o Sol passa pelo chamado "Ponto Vernal". Por essa razão, o signo está relacionado ao começo do ciclo produtivo do ano, manifestando-se pela ação e pela iniciativa.

  • Touro: "Semear"

Para conseguir qualquer coisa que se queira na vida, é preciso colocar as melhores sementes sob um solo fértil. Touro representa bem esse processo e é dali que vem sua simbologia de acumular riqueza, gostar de conforto e cultivar a paciência. A firmeza na ação garante os melhores resultados para o taurino, que semeia esperando a colheita de suas ações, sem pressa.

  • Gêmeos: "Movimentar"

O simbolismo de Gêmeos está relacionado à migração de pequenos animais, aos ventos que se alternam e às trocas entre as diferentes pessoas. Por isso, o movimento e a busca por novidade são atributos naturais do signo dos meses de maio e junho.

  • Câncer: "Acolher"

Marcando a estação das chuvas no Hemisfério Norte, a simbologia de Câncer está relacionada ao calor único da intimidade, do aconchego da família e das pessoas mais próximas. É por essa razão que o acolhimento emocional é tão precioso para os cancerianos.

  • Leão: "Ser"

É aqui que o Sol encontra sua morada e, assim, acaba sendo designado para reger Leão. Este signo é a expressão máxima da individualidade e da criatividade humana. Sua simbologia carrega o brilho pessoal e a capacidade de criar com singularidade e autoria.

  • Virgem: "Aprimorar"

Representando a época da colheita e a seleção dos melhores frutos, Virgem é associado ao simbolismo da produtividade e da melhoria contínua. Não à toa, todo virginiano busca fazer tudo sempre bem feito, de maneira criteriosa e seletiva.

  • Libra: "Equilibrar"

Quando há o equilíbrio perfeito entre dias e noites, ventos e chuvas, o Sol ingressa em Libra. Tal senso de equilíbrio confere ao signo a capacidade singular para mediar relações e criar conexões.

  • Escorpião: "Transformar"

Indo às profundezas dos temas mais complexos do ser humano, como a sexualidade e a ancestralidade, Escorpião traz a magia do mistério em sua essência e não se intimida diante da possibilidade de se transformar. Por isso, não há palavra mais adequada para definir o signo que representa a transmutação.

  • Sagitário: "Ousar"

A simbologia de Sagitário tem a ver com a migração das aves, a expansão territorial e o contato com outras culturas. Ampliar horizontes é fundamental para o nativo do signo, que é explorador por natureza.

  • Capricórnio: "Gerir"

Liderar, controlar e administrar são pontos importantes na interpretação dos símbolos de Capricórnio, signo que representa a necessidade humana de se organizar em sociedade e planejar o futuro. Nada mais óbvio que a seriedade estar tão presente em sua essência.

  • Aquário: "Inovar"

Fazer diferente é essencial para Aquário, cuja simbologia remete à identidade adquirida em comunidade. Não à toa, o nativo do signo precisa estar sempre tentando quebrar as estruturas e buscar novas soluções para antigos problemas.

  • Peixes: "Dissolver"

Com Peixes, o simbolismo vem da natureza em processo de degelo. E é justamente dali que surge a ligação do pisciano com o misticismo, as artes e a espiritualidade, já que é preciso dissolver para promover a alquimia.

Errata: o texto foi atualizado
Ajuste em tempo verbal de palavra