Topo

Lírio é paz e girassol, amizade. Conheça simbologia de flores e plantas

O girassol representa o ouro e atrai boas energias e abundância - CarlosDavid.org/Getty Images/iStockphoto
O girassol representa o ouro e atrai boas energias e abundância Imagem: CarlosDavid.org/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

05/08/2021 04h00

Coloridas, perfumadas, com formatos tão diferentes quando suas características individuais: as plantas e flores que formam a flora terrestre trazem muito mais do que beleza à natureza e, também, ao homem. Isso porque boa parte delas agrega simbolismos especiais.

Não à toa, muitas são recomendadas para ser mantidas por perto - dentro de casa, por exemplo -, já que são capazes de trabalhar a energia do ambiente, graças aos poderes ocultos que carregam.

Mas não é só: flores e plantas trazem uma carga de misticismo, cercada de interpretações, inclusive destoantes, quando avaliadas diferentes culturas. Além disso, podem ser elementos essenciais em rituais e simpatias, como mostra a taróloga e cartomante Maria do Sol. A seguir, a especialista revela o simbolismo místico de algumas espécies.

Arruda
Do time de plantas poderosas, barra a energia negativa de alguém mal-intencionado que adentra um ambiente. "Ainda faz a limpeza espiritual por meio de banhos, trazendo proteção, força, espiritualidade e vitória", cita a especialista. É bom manter a arruda dentro de casa, inclusive para tirar a inveja e o olho gordo alheios.

Comigo-ninguém-pode
O sugestivo nome revela seu poder místico: essa planta forte é capaz de tirar energias ruins de um lugar, além de mau-olhado e inveja. É protetora, filtrando todo o fluxo negativo que vem de fora. "Mantenha na frente da casa ou do local de trabalho", recomenda a oraculista.

Dente-de-leão
É uma plantinha delicada que tem a ver com prosperidade e abundância. Como ressalta Maria do Sol, o ato de assoprar o dente-de-leão, lançando toda a penugem no ar, tem a ver com o nascer de novo, simbolizando novos ciclos ou recomeços.

Dinheiro-em-pencas
A crendice popular garante que é uma planta capaz de atrair grana em abundância. A promessa é que, quem a cultivar, será abençoado com fartura.

Espada-de-são-jorge
É outra planta forte, que barra energias negativas e mau-olhado, por exemplo. Sua ação mística é tão alardeada que a recomendação é manter um vaso junto à porta para bloquear tudo de ruim que chega da rua.

Flor de cerejeira
Outra delicadeza do mundo vegetal, a flor de cerejeira simboliza fartura e tem um apelo forte no mundo ocidental - é considerada a planta que representa o Japão. "É ótima para banhos de atração, desejo e encanto, além de tudo que visa a prosperidade", diz Maria do Sol.

Flor de lótus
Atrelada principalmente às religiões asiáticas, como budismo e hinduismo, é símbolo de mistério, espiritualidade forte, vida eterna, pureza, amor, sabedoria e proteção. O formato dessa planta aquática lembra uma mandala, reforçando seu lado místico.

Girassol
Sua cor amarelada já diz tudo: a flor representa o ouro e atrai boas energias e abundância. Também é símbolo de amizade - por isso é indicada como presente para alguém especial. "É bom ter pelo menos um girassol na residência ou mesmo no trabalho, para atrair prosperidade", afirma Maria do Sol. Um vaso na entrada do imóvel reforça bem essa atração de energia positiva.

Lavanda
A planta de cor lilás e perfume agradável é uma das mais exploradas, até mesmo nos rituais mágicos. A lavanda, também conhecida como alfazema, ainda é ingrediente obrigatório entre óleos essenciais, incensos e outros ítens místicos. Entre seus benefícios estão o de trazer segurança à vida da pessoa e acalmar crianças. "É muito boa para banhos de encanto e beleza", acrescenta Maria.

Lírio
Também chamado de flor-de-lis, tem a ver com tranquilidade e a paz que as pessoas tanto buscam - daí outra nomenclatura comum, como lírio-da-paz. Igualmente é associado à proteção, acreditando-se que protejam casas das energias externas.