Topo

Lavanda: como aproveitar as propriedades mágicas da perfumada flor lilás

Lavanda serve para noites de insônia, após trabalho estressante; saiba propriedades - iStock
Lavanda serve para noites de insônia, após trabalho estressante; saiba propriedades Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

14/06/2021 04h00

Lavanda ou alfazema, não importa! Qualquer um dos nomes remete à planta com pequenas e delicadas flores na cor lilás, reconhecida pelo delicioso perfume. Mas não é só a beleza e o aroma que agradam e a tornam muito requisitada. Ela também é bastante empregada para resolver desequilíbrios do corpo e da mente.

"Cada planta possui em si perfumes e segredos que encantam, curam, alegram e alimentam o viver, não só da humanidade, como das várias espécies que habitam e convivem na natureza. E a lavanda é um dos aromas que acompanham a humanidade desde as civilizações gregas e romanas", comenta Silvia Monice, acupunturista e terapeuta holística.

Para ela, o difícil momento que enfrentamos de pandemia e isolamento social mostra que o aroma da lavanda pode ser uma valiosa ferramenta de reequilíbrio, possibilitando a restauração física e emocional.

A lavanda também age sobre o sistema nervoso, acalmando e estimulando a mente. Seu aroma é refrescante e, quando pulverizado, reequilibra os ambientes, os sistemas corporais e mentais.

Seja por meio de difusores ou pelo cultivo da própria planta, são inúmeras as possibilidades de uso e aplicação.

"Um escalda-pés, um banho aromático, um ramo ou gotinhas de óleo essencial no travesseiro, uma espraiada de águas aromatizadas à luz do sol podem significar um momento de pausa, uma memória olfativa e um autocuidado que possibilita uma cura emocional, tão necessária na nossa rotina", defende Silvia.

Como tirar proveito da lavanda no dia a dia

relaxamento - Adene Sanchez/iStock - Adene Sanchez/iStock
"A lavanda também age sobre o sistema nervoso, acalmando e estimulando a mente", diz especialista
Imagem: Adene Sanchez/iStock

A seguir, a terapeuta holística indica maneiras de adotar a lavanda.

  • Após um dia de trabalho estressante

Prepare um escalda-pés com água morna e três gotinhas de óleo essencial de lavanda. Com os pés imersos até os tornozelos, relaxe e descanse em silêncio ou ouvindo boa música. Quando a água ficar próxima da temperatura ambiente, massageie a sola dos pés e cada um dos dedos. "Isso ajuda a liberar as tensões e a reequilibrar os sistemas do seu corpo", ensina.

  • Para evitar noites de insônia

Macere um ramo de lavanda fresca com as mãos, colocando a planta triturada na cabeceira da cama. Se preferir, pingue duas gotinhas de óleo essencial no travesseiro, ao deitar-se.

  • Para revigorar e tonificar a pele

Adicione três gotas de óleo essencial de lavanda no creme hidratante facial e aplique duas vezes ao dia. "O creme com a lavanda também pode ser adotado 30 minutos antes de aplicar a maquiagem ou após o uso do demaquilante", acrescenta a terapeuta.

  • Para dar um gás no trabalho

Mantenha um difusor próximo ao local em que trabalha - a mesa do escritório, o carro, a sala de aula, no consultório ou home office, por exemplo. "Toda vez que sentir desânimo ou for participar de conversas difíceis, espraie o óleo de lavanda no ambiente", recomenda Silvia. Outra alternativa é posicionar o difusor entre você e a pessoa com quem está debatendo.

  • A relação com quinto chakra

Mais que ser bastante indicada para o combate de ansiedade, estresse e outras situações típicas do momento pandêmico, a lavanda promove a paz interior e tem poder de atuar no quinto chakra - o laríngeo -, conforme explica Patrícia Cândido, pesquisadora na área da espiritualidade há quase duas décadas e embaixadora da Fitoenergética.

Como o chakra laríngeo é relacionado à comunicação, à expressão e ao posicionamento das pessoas diante de projetos e ideais, a lavanda é ótima para equilibrar tais situações, segundo a especialista.

"Seu poder oculto incentiva que a pessoa aguarde a hora certa para dizer certas coisas e a respeitar os limites dos outros, sem julgamentos. Ainda ajuda a lidar com muitas situações simultâneas, planejar o futuro, criar visão estratégica e fortalecer o lado empreendedor - o que a torna uma excelente facilitadora da prosperidade", argumenta Patrícia.

De acordo com a especialista, quando o quinto chakra se encontra em desequilíbrio, as iniciativas pessoais também entram em instabilidade, gerando, sobretudo, dificuldades de comunicação. "Além disso, desequilíbrios no chakra laríngeo geram dificuldade para falar em público ou para expor sentimentos", comenta.

"Então, para evitar todos esses incômodos, podem ser preparados compostos fitoenergéticos com a presença da lavanda, a fim de manter o equilíbrio no nosso organismo e dos nossos centros energéticos de consciência", afirma.