'Será que estou enlouquecendo': os 10 estágios do despertar espiritual

Quem busca iluminação e despertar espiritual precisa se preparar para percorrer um caminho nada agradável. Afinal, antes de chegar perto da iluminação, há muitos desafios para ser percorrida em processos profundos de autoconhecimento.

Abaixo, veja os 10 estágios de todo despertar espiritual.

1º Será que estou enlouquecendo?

Começar a perceber pequenos detalhes no dia a dia permitem expandir a consciência sobre aquilo que nos cerca. Acontece que nem todo mundo consegue enxergar esses detalhes, o que pode levar uma pessoa que está despertando seu lado espiritual a questionar se aquilo de fato é real. Será que essa mariposa na minha casa é um sinal? Será que acredito na minha intuição, que disse que iria chover? Ou, então, será que o mal-estar que senti perto daquela pessoa foi porque a energia dela é ruim?

2º É intuição ou paranoia?

Com tantos questionamentos e aberturas, a intuição vai ficando mais potente. Ao perceber as respostas que confirmam os pensamentos intuitivos, é fácil acreditar que tudo virou intuição ou pressentimento. Por isso, é preciso tomar cuidado para não se frustrar com falsas intuições, ou seja, quando nossas vontades levam a verdadeiras ilusões. Nem sempre o universo manda sinais tão claros ou que são para nós, viu?

3º Chegou a hora de ir embora

Muitas amizades e situações começam a não fazer mais sentido. As discussões, até então acaloradas, perdem a graça e a vontade mesmo é de estar em casa, lendo, assistindo documentários e procurando cursos online que supram tantos questionamentos internos. De fato, alguns laços vão se findando aos poucos, principalmente os que não demonstram entendimento com sua nova fase. Isso não significa que os laços verdadeiros não se fortalecerão e novos laços não virão. Diga adeus com gratidão e honre seus sentimentos!

4º Questionando-se sobre sua própria verdade

Chorar no banheiro do trabalho, ao mandar mensagem pelo Instagram ou depois de assistir um filme com outra forma de viver. Quem nunca, durante o despertar espiritual, se pegou questionando a própria realidade? Ao longo desse processo, muitas coisas podem não fazer mais sentido, ainda que haja apego e dificuldade de se desprender. Saiba, porém, que nem tudo precisa ir embora, algumas coisas podem ser modificadas para acolher sua essência.

5º Sonhos mais lúcidos

Durante o despertar espiritual, é comum que os sonhos fiquem mais vívidos e algumas simbologias chamem a atenção. Por isso, o melhor companheiro de cabeceira para quem está despertando (literal e metaforicamente) é um caderninho. Anote seus sonhos assim que acordar, eles podem trazer sinais sobre dilemas e incógnitas da vida real. Aos poucos, ficará mais fácil interpretar todas as mensagens que chegam do reino onírico!

6º Relações mais saudáveis

Ao perceber as relações que não fazem mais sentido, é possível fortalecer e nutrir as relações que são verdadeiramente importantes para você. Sabe qual a principal delas? A do autoamor! Quando aprendemos a alimentar o nosso autoafeto, entendemos o que nos satisfaz, o que estamos buscando e o que desejamos. Com tudo isso bem claro no campo mental e através de conversas sinceras, qualquer relacionamento se fortalece.

7º Hábitos que honram seu corpo

Seu corpo é seu templo e esse é um dos primeiros insights de todo despertar espiritual. Por isso, é natural do processo buscar uma rotina que contemple essa morada como ioga, trilhas e esportes ao ar livre. Além disso, uma alimentação mais natural e consciente também marca presença na vida daquele que está desenvolvendo sua espiritualidade. Cozinhar a própria comida pode ser prazeroso e um momento de conexão!

8º Foco no agora!

Continua após a publicidade

O passado não existe e o futuro ainda não chegou, então qual o motivo de viver pensando em qualquer coisa que não no agora? Estar presente e aproveitar todos os aprendizados do momento que nos cabe é uma grande lição e bênção do despertar espiritual. O passado já não faz tanto sentido, a não ser como aprendizado, e o futuro, para além de sonhos, se mostra como o resultado de nossas ações e buscas mais profundas.

9º Novas habilidades

Interpretar sonhos, cuidar melhor das plantas, ler oráculos e equilibrar os chakras: o despertar espiritual traz novas ferramentas e habilidades que podem ser usadas para si mesmo e também para os outros. O entendimento dos elementos, dos arquétipos, do zodíaco e da filosofia por trás da espiritualidade abre um grande leque para enriquecer as práticas manuais, mentais e energéticas de qualquer um!

10º Entendendo os sinais da vida

Com tantas habilidades, descobertas e quebra de ilusões, não teria como ser diferente: o despertar espiritual traz mais facilidade para observar os sinais da vida e interpretá-los de acordo com o contexto atual. Mais do que isso, diferenciar intuição de paranoia não é mais um desafio e a principal lição do despertar é a de que ele nunca acaba. Aproveite sua jornada!

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes