Terra, fogo, água e ar: quais plantas ajudam a equilibrar os 4 elementos

Os quatro elementos da natureza estão em tudo! Terra, fogo, água e ar são responsáveis pela grande alquimia da existência, sendo cada um deles encarregado por um setor da vida. Todos nós temos os quatro elementos em nosso mapa astral, independentemente do signo solar.

Às vezes, porém, é possível que tenhamos o excesso de um único elemento e o déficit de outro.

Para trazer mais equilíbrio a essa equação, as plantas podem ser boas aliadas, já que trazem a energia dos elementos opostos ao que temos para proporcionar equilíbrio e integridade. Abaixo, veja opções práticas para inserir no seu dia a dia.

Terra

Trazendo como atributos a capacidade de materialização, bom raciocínio e praticidade, o elemento terra ajuda a estabelecer maior conexão com o momento presente. Também promove a capacidade de reconhecer nossos limites e construir, tijolo por tijolo, aquilo que tanto almejamos. Essas são, basicamente, as características mais marcantes dos signos deste elemento. Também estão presentes em quem tem muito elemento terra no mapa astral.

Porém, quem tem os pés totalmente fincados na terra, às vezes perde a capacidade de deixar as emoções fluírem, bem como os pensamentos serem produtivos ou explorarem novos contextos. Para movimentar essa terra, o elemento ar é o ideal!

Patchoulli

De aroma forte, bastante utilizada na aromaterapia, é uma erva usada desde os tempos antigos. Espiritualmente, trabalha a capacidade de traçarmos caminhos que visam nos trazer estabilidade material e emocional. Também promove clareza de objetivos e ajuda a nos conectar com a energia do elemento terra de forma geral. Precisa estar presente no aqui e agora sem desviar a atenção? O Patchoulli com certeza irá te ajudar!

Hortelã

Continua após a publicidade

Agora, se o excesso de terra traz estagnação e falta de movimentação, o elemento ar pode ser a chave para contornar essa situação. A hortelã, erva aromática bastante apreciada pelos brasileiros, ajuda a trazer a força desse elemento para elevar nossa capacidade mental e alargar nossos horizontes. Permite que enxerguemos as possibilidades de criação e aprimoremos a comunicação. Pode ser usada em vasos, consumidas em chás ou em produtos aromaterapêuticos.

Fogo

O elemento fogo traz como qualidades o impulso da ação, a capacidade criativa e a expansão de nossas atitudes. Em excesso, nossa avó já dizia, queima. Mas, na medida certa, ele pode iluminar e irradiar o nosso poder pessoal. Isso acontece porque o fogo é responsável pela autoconfiança e, portanto, signos deste elemento podem contar com esse brinde dos astros.

Quem tem bastante fogo no mapa astral também pode se beneficiar ou se prejudicar, caso ele esteja em desequilíbrio. Nesse caso, as atitudes impulsivas e explosivas roubam a cena.

Alecrim

Essa erva aromática, bastante usada na culinária, traz a energia do próprio Sol. Suas capacidades energéticas passam por despertar nosso poder interior e trazer mais capacidade de ação. No entanto, em excesso, ela pode gerar um turbilhão de pensamentos que prejudicam as tarefas de serem bem executadas.

Continua após a publicidade

Bambu

Se o seu caso for o excesso de fogo, é melhor pedir ajuda ao elemento água, que trabalha a fluidez. Para isso, as diferentes espécies de bambu podem ajudar. Essa planta traz como capacidade energética a adaptação, além da própria fluidez. É ótima para ter em ambientes internos ou externos de casa, como varandas, salas e até banheiros.

Água

Um mar de emoções. Já ouviu essa expressão? Ela revela a natureza do elemento água, que rege nossos sentimentos, nossa intuição e nossa conexão espiritual. Quando bem aspectado no mapa astral ou em equilíbrio no dia a dia, promove a fluidez dos processos e a capacidade de tomar decisões de acordo com o que sentimos.

Porém, o excesso de água e de sentimentalismo pode atrapalhar atitudes mais firmes. Por isso, para sair de um estado de água represada, o elemento fogo pode ajudar. Afinal, às vezes as ações são mais necessárias do que o simples ato de se deixar levar pelas emoções.

Lírio

Continua após a publicidade

Essa flor, de aroma e beleza marcantes, está presente em diversos mitos. Já foi oferecida a deuses gregos e egípcios, como também já apareceu em parábolas cristãs. Regido por Vênus, o Lírio é uma planta que desperta o melhor que há em nossas emoções, através da ativação do chakra cardíaco. Promove a fluidez e o reconhecimento daquilo que nos nutre afetivamente — além de perfumar todo o ambiente.

Calêndula

A Calêndula é uma planta medicinal que, ainda com doçura, traz a força do fogo e o calor do Sol estampados em suas pétalas. Suas propriedades espirituais trabalham a alegria, o equilíbrio e a capacidade de agir com vitalidade. A força da Calêndula é movimentadora e por isso ajuda a desestagnar processos que estão à deriva.

Ar

O ar é um elemento de movimento, raciocínio e comunicação. A qualidade de expansão é atribuída a ele e, por isso, signos deste elemento ou pessoas com muito ar no mapa astral podem ter como características a agilidade mental, a inteligência afiada e o dom de comunicar. Porém, em desequilíbrio, o elemento pode trazer confusão mental, falta de foco e até mesmo o agravamento da ansiedade.

O excesso de ar pode atrapalhar o desenvolvimento das nossas atividades cotidianas, bem como o oposto pode favorecer um bom ritmo diário das nossas tarefas. Para equilibrar esse elemento, podemos contar com as seguintes plantas:

Continua após a publicidade

Sálvia

É uma planta sagrada para diversas religiões e espiritualidades, usada principalmente para defumações e banhos energéticos. Ter um vasinho de Sálvia em casa, porém, também é positivo para equilibrar o elemento ar. Isso porque ela promove sabedoria, maturidade e discernimento para tomar as melhores decisões e escolher os melhores caminhos.

Jasmim

Se o seu problema é excesso de ar e falta de foco, chamar a força do elemento terra pode ajudar. As diferentes espécies de Jasmim trazem, além de beleza, um aroma encantador. Por isso, tê-la perto do ambiente de trabalho ou em um espaço de descanso ajuda a voltar os pensamentos para o momento presente. Para os antigos gregos, a planta era associada à Atena, a Deusa da sabedoria.

*Com matéria publicada em 12/04/2023

Deixe seu comentário

Só para assinantes