Topo

Ceder ou não: eis a questão. Conheça os signos mais flexíveis numa relação

Signos mutáveis tendem a ser convencidos por terceiros com mais facilidade - iStock
Signos mutáveis tendem a ser convencidos por terceiros com mais facilidade Imagem: iStock

Em qualquer relacionamento, um ou outro têm de ceder vez ou outra para que a harmonia reine. Seja mudar de opinião, aceitar a ideia ou sugestão alheia, trata-se de um dos "segredos" para uma a vida a dois dar certo. Mas nem todo mundo faz isso de bom grado. Muitas vezes, a teimosia e o fato de não querer dar o braço torcer tornam a situação um verdadeiro entrave.

"Nossa maneira de agir tem muito a ver com a posição de nosso Marte natal, ou seja, a casa e o signo em que Marte se encontra no mapa astral, pois esse planeta representa a nossa expressão", comenta a astróloga Soraia Brito, do AstroRegis.

Apesar disso, o signo solar - aquele que descobrimos a partir da nossa data de nascimento - também traz a essência da forma como reagimos em certas situações. A seguir, Soraia mostra como cada signo reage na hora em que é preciso ser flexível, separando-os em grupos de mais ou menos dispostos a renunciar abrir mão de algo.

Signos mais propensos a ceder

De acordo com a astróloga, Gêmeos, Câncer, Libra, Sagitário, Aquário e Peixes são os mais inclinados a serem flexíveis. "Gêmeos, Libra e Aquário são signos do elemento Ar, que representam a imaginação a criatividade", diz.

Já Câncer e Peixes são signos de Água, ligados à emoção e à intuição. "O próprio elemento adquire a forma, se molda, se adapta às mais diversas situações", lembra Soraia. Mas não é só isso:

  • Gêmeos: curioso e inteligente, está sempre buscando um assunto diferente. É flexível e procura a assertividade, a conversa e o entendimento por meio do diálogo - não dispensa um bom papo jamais. O geminiano não faz muito para agradar, mas traz alegria ao relacionamento e interage com sua flexibilidade, cedendo para evitar o clima pesado. É bastante adaptável.
  • Câncer: possui uma afetividade absoluta, seja com os grandes amigos ou o amor. Portanto, se o foco é agradar quem ele gosta, tem flexibilidade para dar e vender. Quando ama, o canceriano se relaciona para valer, além de ceder todos os cuidados ao amado.
  • Libra: carismático e elegante, ele adora trocar. Libra é sinônimo de relações. Às vezes, cai no extremo de se anular em prol do outro - esquece de agradar a si mesmo. Faz de tudo para manter a relação e ama tanto que o sorriso do seu parceiro é tudo para ele.
  • Sagitário: a maioria dos sagitarianos é curiosa, gosta de acumular conhecimento, o que reflete em mente mais aberta. Descolado, o importante para o nativo do signo é viver - e viver intensamente. Ele cede para ter alegria, pois preza pela vivacidade nas relações. Para Sagitário, a vida é uma viagem, da qual não se pensa no fim. Quando ele acredita pra valer na relação, cede tudo em prol desse amor grandioso.
  • Aquário: apesar de ser um signo fixo do elemento Ar, fica no grupo dos que se adaptam e cedem, quando necessário. Isso porque o aquariano cria, renova e inova. É aberto às muitas possibilidades, pensa sempre à frente. Aquário questiona as ideias - e até os relacionamentos. Leva um pouco mais de tempo para admitir o amor, mas quando se envolve é carinhoso. Sua perspicácia o faz rapidamente ter consciência de que a relação, para dar certo, tem que ser para os dois - e, para isso, é preciso ceder de vez em quando.
  • Peixes: para o pisciano, o amor é um só e ele se entrega totalmente. Significa que não poupa esforços para tudo ficar bem, garantindo que a energia flua para que haja unificação dos dois. Peixes desvia até demais do seu caminho de tanto que cede. Ser maleável é próprio do seu elemento - no caso, a Água -, em toda sua plenitude.

Signos menos propensos a ceder

Assim como Sagitário, Áries e Leão são signos do elemento Fogo. Porém, esses dois têm maior dificuldade para sair do roteiro - ou seja, é mais difícil de serem flexíveis.

Touro, Virgem e Capricórnio, por sua vez, formam o tripé do elemento Terra. Graças a isso, são práticos e objetivos. "Tendem a ser mais duros na queda para mudar de opinião", conta Soraia Brito.

Enquanto isso, Escorpião, embora seja um signo de Água (que remete à flexibilidade) é um signo fixo e muito estratégico: antes de tomar qualquer decisão, precisa saber qual é a intenção do parceiro.

  • Áries: quando ama, o ariano vê o amor como um desafio. Ele não mede forças para conquistar e ficar bem no relacionamento, só que tem dificuldade para ceder. É fã do verbo "agir", ou seja, ir em frente, sem muitos rodeios nas conversas.
  • Touro: é romântico, mas não se entrega. Desconfiado, o amor tem que ser do jeito que o taurino quer. Ele pensa e projeta todos os detalhes e acredita que faz tudo o que a pessoa amada deseja - o coração, a lealdade, a segurança, o maior carinho? Por isso, questiona: ceder mais o quê?
  • Leão: tem coração benevolente e oferece um amor grandioso. Porém, sente dificuldade para ceder - afinal, normalmente tudo gira ao redor do leonino. Na verdade, nem vai perceber o que tem que ceder: o par precisa explicar a ele, na hora certa. Também tem a mania de resolver pelos dois. Não faz por mal, mas quando se percebe, já fez o que precisava, sem gerar discussões.
  • Virgem: muito analítico, precisa de um tempo para ser convencido. Ele precisa ter certeza de que a mudança é a melhor escolha. Antes de tomar uma decisão, o virginiano pensa tanto que fica indignado de não ter percebido que havia outra opção - mesmo assim, não dá chance para o outro cogitar alternativa melhor.
  • Capricórnio: é duro fazê-lo mudar de opinião. O capricorniano é focado e faz o que pode para agradar o amor - mas calado, à própria maneira. Como acredita que faz tudo certo, não há o que ser discutido, por isso a outra pessoa costuma levar um longo tempo para convencê-lo a ser flexível.
  • Escorpião: desconfiado e observador, o escorpiano até cede, mas necessita de troca. Por ser muito intenso e estratégico, pensa lá na frente. Não consegue evitar de manter o seu desejo quente. É focado e pode se tornar até obsessivo. Por isso, o par precisa ter paciência extra para que Escorpião compreenda o que irá ceder e, obviamente, o que vai ganhar com essa troca.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Na parte sobre o signo de Áries, antes o texto citava o comportamento dos aquarianos.