Topo

Manequim é alvo de gordofobia em loja de vestidos de noiva, na Inglaterra

Apelidado de Fuschia, manequim foi colocado na loja em março - Reprodução/Instagram
Apelidado de Fuschia, manequim foi colocado na loja em março Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

04/07/2021 13h15

A gordofobia afeta mulheres no mercado de trabalho, no esporte, nos relacionamentos e no sexo. Mas, no Reino Unido, o preconceito contra pessoas gordas chegou a atingir até o manequim de uma loja de vestidos de noiva.

Apelidado de Fuschia, o manequim plus size foi colocado em março na vitrine da loja Somerset Bridal, na cidade de Minehead. Desde então, tem sido alvo de risadas e ataques gordofóbicos dos pedestres.

A proprietária da loja, Debbie Shelley, disse à emissora britânica BBC que pessoas chegaram a apontar, zombar e até gritar insultos contra o boneco, que usa tamanho 32 (número que estaria entre 54 e 56, nas medidas brasileiras).

"De dentro da loja, podemos ouvir o que eles estão dizendo e algumas coisas são muito cruéis", contou. "Já vi mulheres passarem com os filhos rindo do manequim e dizendo 'até parece, ninguém nunca vai querer se casar com ela'."

Debbie disse que esses ataques são "dolorosos": "Sinto pelas minhas noivas, porque elas podem ouvir tudo que está acontecendo lá fora. Impossível se apaixonar pelo vestido dos seus sonhos enquanto existem pessoas proferindo ataques gordofóbicos do lado de fora."

Em resposta, a comerciante decidiu manter o manequim plus size na fachada da loja e colar na vitrine um cartaz pedindo que as pessoas parassem de atacar Fuschia.

Manequim foi alvo de ataques gordofóbicos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Manequim foi alvo de ataques gordofóbicos
Imagem: Reprodução/Instagram
"Fuschia tem sentimentos", diz o cartaz - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
"Fuschia tem sentimentos", diz o cartaz
Imagem: Reprodução/Instagram

"Você está rindo ou sendo gordofóbico? Fuschia tem sentimentos e nós achamos que ela está linda! Por favor, mande a ela amor e não ofensas", diz o cartaz.

A Somerset Bridal atende "todas as noivas de todos os tamanhos" e, por isso, "é importante representar todas as mulheres", disse Debbie.

"É fácil conseguir manequins menores, mas não é tão fácil conseguir um maior que o tamanho M — e metade de nossas noivas vestem tamanhos maiores que M", falou. "Só quero que as pessoas pensem duas vezes sobre o motivo desses ataques".